Aquecimento global é tema de abertura da jornada acadêmica no Sertão

Reitor e equipe de gestão prestigiaram o evento, em Delmiro Gouveia, no dia comemorativo aos 51 anos de criação da Ufal

25/01/2012 23h55 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h34
Reitor e equipe de gestão prestigiaram abertura da jornada

Simoneide Araújo - jornalista

Mais de 300 pessoas prestigiaram a abertura da 1ª Jornada Acadêmica do Campus do Sertão, nessa quarta, 25. O conferencista Luiz Carlos Molion, professor do Instituto de Ciências Atmosféricas da Universidade Federal de Alagoas, abordou tema polêmico sobre mitos e verdades do aquecimento global. O reitor Eurico Lôbo, a vice Rachel Rocha e a equipe de pró-reitores estiveram presentes ao evento, que acontece até a próxima sexta, 27, em Delmiro Gouveia.

A jornada é promovida pelo Campus da Ufal no Sertão e aborda o tema “Os sertões de Alagoas: identidade, saberes e produção científica”. Cerca de 600 pessoas inscritas vão assistir e participar da apresentação de 55 trabalhos acadêmicos, minicursos, oficinas, palestras e mesas-redondas.

O reitor parabenizou toda equipe do Campus do Sertão, que também engloba a unidade de Santana do Ipanema, pela realização da jornada. Ele agradeceu a dedicação e a determinação do diretor-geral Ricardo da Silva e da diretora acadêmica Edméia Nunes e parabenizou a coordenadora do evento, Lilian Figueiredo.

Eurico Lôbo falou aos presentes e, no dia comemorativo aos 51 anos da Ufal, reafirmou seu compromisso com o Campus do Sertão que, para ele, será referência para Alagoas e para o País. “O campus da universidade no Sertão marca um divisor na história do nosso Estado. Vamos continuar trabalhando de forma intensa para fazer do Campus do Sertão uma referência para o Brasil”, destacou.

A vice-reitora Rachel Rocha disse, durante a abertura, que a atual gestão vai dar respostas ao Campus do Sertão, mas também enfatizou que o campus precisa dar respostas à comunidade da região. “Esse projeto de uma Ufal grandiosa é o sonho de muitos, por isso, temos de fazer a diferença  e continuar a realização desse sonho”, afirmou.

Para o diretor Ricardo da Silva, a responsabilidade social da universidade é grande e seu papel é contribuir para o desenvolvimento da região onde está instalada. “É uma satisfação fazer parte desse grupo, por isso, vamos superar as dificuldades e desafios e transformar nosso campus em uma referência positiva para Alagoas”.

Edméia Nunes ressaltou que a Ufal é uma instituição única e parabenizou os alunos, em sua maioria filhos de pessoas simples do alto sertão, que conseguiram ingressar na universidade. “É uma prova concreta de que com educação é possível crescer e se desenvolver e é por isso que seremos uma referência “, afirmou.

O pró-reitor de Extensão, Eduardo Lyra, disse que a implantação da Ufal no Sertão é resultado da coragem de uma mulher sertaneja, referindo-se à reitora honorária Ana Dayse Dorea. “Quero dividir essa emoção forte com todos. E dizer que, agora, ao lado professor Eurico e da professora Rachel, vamos continuar investindo em projetos de extensão para contribuir com a mudança na realidade da região”, declarou.

A programação da jornada continua nesta quinta e sexta. Confira os detalhes no blog do evento.