Alunos do Campus Arapiraca participam do Projeto Rondon no Maranhão

O projeto, criado em 1967, é uma forma de levar assistência para comunidades de baixa renda

20/01/2012 10h30 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h34
Alunos do Campus Arapiraca que integram o Projeto Rondon 2012

Lenilda Luna – jornalista

Oito alunos e dois professores do Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) partiram, na última quarta-feira (18), para a cidade de Estreito, no Maranhão. O grupo participa da Operação Babaçu, realizada de 21 de janeiro a 6 de fevereiro. A atividade é promovida pelo Ministério da Defesa, por meio do Projeto Rondon, e tem o objetivo de levar informações e assistência a comunidades de baixa renda, além de contribuir com o desenvolvimento sustentável.

O Projeto Rondon, criado em 1967, desenvolve as atividades sempre durante as férias acadêmicas. “A participação nessa iniciativa tem uma dupla importância: para os alunos significa um momento de conhecer outra região do País, a população, seu modo de vida e suas demandas, os serviços e a infraestrutura do local visitado. Eles podem colocar em prática os conhecimentos profissionais que já têm acumulado durante a formação acadêmica; para a população do município, significa um período de trocas diretas de conhecimento com as universidades e seus estudantes, bem como o possível atendimento de demandas sociais que, nem sempre, podem ser cumpridas localmente”, relatou a coordenadora do grupo da Ufal, Mailiz Garibotti Lusa, professora do curso de Serviço Social da Unidade de Palmeira dos Índios.

Além de Maliz Lusa, também integram a equipe da Ufal Marconi Tabosa, professor de Filosofia e Sociologia do Campus Arapiraca; os alunos de Enfermagem, Jéssyca Karen Campos Januário, Vinícius Gomes Barros e Aline Santos Costa; de Serviço Social, Juliana dos Santos Barbosa; de Psicologia, Raul Santos Brito; de Biologia, Dougllas Ferreira da Rocha e Mariana Targino; e de Educação Física, Paulo Henrique Barbosa Mateus.

É a quarta vez consecutiva que o Campus Arapiraca participa do projeto, com uma equipe multidisciplinar, para atender melhor às necessidades da comunidade visitada. Estreito-MA tem uma população estimada de 36 mil habitantes e fica às margens do Rio Tocantins, onde está a ponte que une os Estados de Tocantins ao Maranhão.

Veja mais informações sobre como começou o Projeto Rondon.