Valorização do servidor é fruto de planejamento estratégico


13/10/2011 16h26 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08
Pró-reitora Sílvia Cardeal destaca as ações realizadas para os servidores docentes e técnicos

Pró-reitora Sílvia Cardeal destaca as ações realizadas para os servidores docentes e técnicos

Diana Monteiro – jornalista

O 15 de outubro - Dia do Professor - e 28 de outubro - Dia do Funcionário Público - são datas comemorativas para os segmentos docente e técnico-administrativo da Universidade Federal de Alagoas. Não só pela lembrança das respectivas datas, mas, sobretudo, pelo investimento que vem sendo feito nos recursos humanos da instituição, considerados uma das áreas prioritárias da gestão.

De 2003 a 2011 - oito anos de gestão da reitora Ana Dayse Dorea e do vice-reitor Eurico Lôbo - foram adotadas seis grandes ações visando à promoção real dos servidores. As ações voltadas aos 1500 técnicos e 1394 professores vão desde o investimento para a melhoria das condições materiais de trabalho à humanização das relações de trabalho, procurando promover o respeito, a dignidade e a ética entre seus pares. No segmento técnico-administrativo, só nesses dois anos foram investidos dois milhões de reais em ações institucionais.

Bastante à vontade para dizer que a realidade do servidor é outra a partir do planejamento estratégico, pensado e implantado desde a gestão Ufal Viva, a Pró-reitora Silvia Cardeal fala da importância das parcerias internas. “O papel da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho foi promover a ação institucional, visando a valorização e o crescimento do servidor. Mas, para que atingisse o objetivo, foi fundamental o envolvimento de outras Pró-reitorias (acadêmicas e administrativas), setores da instituição, unidades de ensino e entidades representativas dos dois segmentos”, enfatiza Sílvia.

Ela destaca ações que proporcionaram uma nova realidade para os servidores da Ufal, como o Programa de Desempenho e Desenvolvimento de Carreira; Programa de Concursos e Contratação; Desenvolvimento de Programa de Qualidade de Vida; e Humanização das Relações de Trabalho. “Vale ressaltar a grande evolução que teve o nível de carreira do técnico-administrativo. Atualmente, 90% do universo do quadro funcional começam a alcançar o nível 4  numa escala que vai de 1 a 4”, diz Sílvia

Para o segmento docente, houve a positividade das ações e Sílvia Cardeal cita o Programa de Desenvolvimento de Carreira Docente, destacando o esforço da instituição para o enquadramento docente no nível de professor associado, que é uma nova categoria criada legalmente. Destaque também para o empenho e dedicação dos setores competentes para aplicabilidade da Resolução 61/2010, do Consuni, que trata da implantação de Progressão Funcional de Carreira Docente no âmbito da instituição, cujo parecer técnico da Assessoria Jurídica foi aprovado por unanimidade no dia 2 de setembro deste ano.

“A Ufal dedicou-se a essa tarefa para rever os procedimentos adotados para a progressão na carreira docente. Portanto, mais uma vez o esforço e o empenho institucionais foram fundamentais para se lograr êxito. Reforço a importância das parcerias internas para que o plano traçado e aplicado fosse alcançando o objetivo, resgatando ações e valores institucionais que precisam ser mantidos para as futuras gerações do quadro institucional. Sem dúvida, a realidade do servidor da Ufal é outra e, portanto, merecedora de  comemoração", finaliza a Pró-reitora de Gestão de Pessoas e do Trabalho, Sílvia Cardeal.