Thalita Rebouças faz a alegria do público infanto-juvenil na Bienal

Autora carioca participou pela primeira vez do evento com a palestra “Ler é Bacana”

22/10/2011 19h30 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08
Thalita Rebouças

Thalita Rebouças

Cibele Tenório - jornalista

O público adolescente compareceu em peso ao auditório do Centro de Convenções no sábado (22) durante a V Bienal Internacional do Livro de Alagoas para a palestra “Ler é bacana” com a jornalista e escritora infanto-juvenil Thalita Rebouças que participou pela primeira vez da Bienal. A autora carioca assina mais de 10 livros com temática adolescente e já vendeu mais de 1 milhão de exemplares.

 

Na palestra, que segundo a escritora estava mais para um “bate papo”, Thalita contou um pouco sobre como começou a escrever, a influência que teve de cronistas como Fernando Sabino e Luís Fernando Veríssimo e como percebeu que existia uma lacuna editoral para o público adolescente. “Eu escrevi um livro chamado 'Traição entre amigas' que era pra um público jovem, porém mais velho, entre 18 e 25 anos e começou a aparecer muita menina de 13 anos dizendo o quanto tinha se identificado com o livro. Eu fiquei muito surpresa e percebi que esta turma estava carente de livro, que este era um mercado inexplorado”, disse.

 

Além dos adolescentes, estavam presentes nas palestras pais que são admiradores da escritora como Simone Lessa que disse que os livros da jornalista a ajudam a entender o universo da filha, uma adolescente de 16 anos. “Tem certos assuntos que a gente têm dificuldade de falar com nossos filhos, muitas vezes eu li o livro da Thalita primeiro que a minha filha pra entender o universo que ela está falando. Essa leitura ajuda na aproximação com os nossos filhos”.

 

A autora destacou que muitos dos seus livros, como “Fala sério, professor” são utilizados hoje por escolas de todo o país e que tem conhecimento de terapeutas que recomendam a leitura dos seus livros para pais que tem algum tipo de conflito com os filhos.

 

Ao final da palestra e nos corredores da Bienal, Thalita tirou fotos com os leitores, deu autógrafos e de maneira divertida marcou os livros do público teen com beijos de batom. “Eu adoro essa aproximação com o leitor, tenho participado de bienais pelo Brasil e é muito bom conhecer os novos lugares. Estou adorando ouvir o sotaque de vocês”.

 

Novo livro

 

Depois de falar sobre amizade, namoro, paixões pelos ídolos, relação entre pais e filhos, Thalita lançou este ano o livro “Era uma vez, minha primeira vez” que fala sobre a experiência da primeira experiência sexual, que segundo Thalita é um marco de passagem muito importante principalmente para as meninas. “Não é um livro sobre sexo, mas as histórias de seis meninas com idades entre 16 e 19 anos, antes e depois do momento em que deixaram de ser virgens”. Ela ainda adiantou que vem mais livro por ai e que se depender das sugestões dos leitores adolescentes não vai faltar tema. “Nas palestras que eu faço pelo Brasil e através do meu twitter eles me sugerem escrever 'Fala sério, irmão', 'Fala, sério, Vó' e por aí vai”.