Tenda de Educação Popular aborda os benefícios dos fitoterápicos

18/10/2011 11h37 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08
Reitora Ana Dayse esteve presente na abertura da Tenda

Julianne Leão – estudante de Jornalismo

Nesta segunda-feira, 17, o Núcleo de Saúde Pública (Nusp) deu início às atividades da Tenda de Educação Popular Damião Alexandrino, em frente ao prédio da Reitoria, que este ano faz homenagem ao professor Antonio Piranema. O professor teve papel importante na Extensão Universitária, por coordenar diversos projetos e ser representante, durante vários anos, do Comitê Assessor de Extensão na Faculdade de Medicina.

Rodas de conversa e oficinas marcaram o primeiro dia do evento. O papel da extensão na formação universitária e práticas integrativas em saúde foram os temas discutidos, que contou com a participação dos professores Waldemar Neves, Adriano Pedrosa, Felipe Sena, Simone Leite, Karen e Ednalva.

O evento tem como objetivo quebrar as barreiras para que práticas alternativas de tratamento de saúde, como a acupuntura, a homeopatia, a natação e a massagem terapêutica, possam ser oferecidas à população em geral.

“Essas práticas só beneficiam a saúde das pessoas. Precisamos abrir o canal de informações para que as pessoas que ainda não as conhecem comecem a saber mais sobre os benefícios dos tratamentos fitoterápicos. Nós acreditamos nesse projeto!”, diz a professora Simone Leite, que também é enfermeira ligada aos movimentos comunitários de Aracaju. “A Tenda da Educação Popular pretende sensibilizar estudantes e profissionais da saúde para serem nossos aliados nessa caminhada”, completa.

A Tenda continuará expondo suas atividades até o dia 22, com a exposição de artesãos da Associação Comunitária do Tabuleiro Novo; atividades de pintura, teatro, contação de estórias, além de oficina com reciclados para um público de 70 crianças do Clima Bom, entre 6 e 13 anos.