I Festival de Cinema Universitário de Alagoas divulga lista de filmes selecionados

11/10/2011 11h55 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08

A mostra competitiva do I Festival de Cinema Universitário de Alagoas, realizado pela Universidade Federal de Alagoas, recebeu mais de 30 inscrições de vários estados do Brasil. Desse contingente, 17 filmes foram escolhidos pela comissão de seleção, depois de um processo de avaliação finalizado no dia 7 de outubro, na sala de exibição ArtStudium, do Espaço Cultural Universitário.

Fizeram parte da comissão de seleção os realizadores Pedro da Rocha (também ex-presidente da ABD&C de Alagoas), Pedro Onofre (crítico e pesquisador), Glauber Xavier (cineclubista e pesquisador) e a fotógrafa Karla Melanias. A comissão levou em consideração dois requisitos: a qualidade técnica do som e da imagem e a criatividade e a expressão artística das produções audiovisuais. Durante a análise, esses profissionais só tiveram acesso aos filmes, não recebendo nenhuma informação sobre o currículo dos realizadores. Segundo Sérgio Onofre, coordenador geral do Festival, “a ideia era garantir a imparcialidade da comissão na escolha de uma lista com os curtas melhor resolvidos nos aspectos técnicos e artísticos”.

Qualquer membro da ficha técnica do filme pôde inscrevê-lo na mostra, a única condição é que tivesse vínculo com uma instituição de ensino de nível superior. “A proposta maior do Festival é incentivar a divulgação dessa nova safra de produções que, por ser resultado, na maioria das vezes, de atividades acadêmicas, acabam ficando restritas ao acervo das hemerotecas, mesmo tendo potencial para extrapolar os muros das instituições de ensino”, ressalta Sérgio Onofre. Os inscritos pertencem a vários estados do Brasil, e estão vinculados a universidades federais públicas a exemplo de Alagoas, Sergipe, Paraíba, Santa Catarina e Fluminense, e faculdades privadas como Maurício de Nassau em Recife e Centro Universitário Cesmac, em Maceió.

Os filmes selecionados serão exibidos para o público no período de 23 a 26 de novembro, na programação do Festival em Penedo. As projeções acontecem no Teatro 7 de setembro, a partir das 8h30.  No dia 27, serão anunciados os premiados nas categorias Melhor Curta-Metragem Alagoano, Melhor Curta-Metragem Nordestino, Melhor Curta-Metragem Nacional, melhor Curta-Metragem - Júri Popular. Os prêmios serão oferecidos pela Paisa e a Secretaria de Estado da Cultura.

Confira a lista em anexo. Mais informações através do e-mail festivaldecinema.al@gmail.com.