Governador anuncia a construção de um novo presídio em Arapiraca

Em reunião, o governador destacou a atuação do Campus na cidade

10/10/2011 08h36 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08
Segundo o governador, com a construção do novo presídio, o prédio onde funciona o atual será doado à Universidade

Por Dora Nunes – Agência Alagoas

O governador Teotonio Vilela Filho anunciou, na última sexta-feira, 7 de outubro, que vai inaugurar um novo presídio em Arapiraca. O anúncio foi feito durante reunião, realizada no Palácio República dos Palmares, com a reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Ana Dayse Dorea e comunidade acadêmica. Durante o encontro, o governador também informou sobre a doação para a Universidade do prédio onde, atualmente, funciona o Presídio de Segurança Média de Arapiraca, vizinho ao Campus.

“Aquele local será transformado em um espaço de esperança, novas perspectivas e criatividade, marcando um local de liberdade onde antes funcionava uma prisão. O que posso dizer nesse momento é que aquele presídio será desativado e que o novo presídio será construído ainda em meu governo”, garantiu.

Teotonio Vilela parabenizou a comissão da Ufal pela apresentação. Na oportunidade, foi apresentado como o Campus Universitário enfrenta a proximidade com o Presídio.

“Estou não somente convencido, mas sensibilizado e me insiro no projeto com o mesmo empenho que vocês, que estão de parabéns pelo comprometimento com o futuro da instituição e pela preocupação com o desenvolvimento que aquele Campus traz para o Agreste e, consequentemente, para todo o Estado”, ressaltou.

Como medidas emergenciais para aumentar a segurança dos alunos, o governador determinou ao superintendente Geral de Administração Penitenciária, coronel Carlos Luna, presente à reunião, a agilização para o início das obras de construção de um muro de 6 metros de altura e 310 metros de comprimento, que já está planejado e vai custar em torno de R$ 350 mil reais.  “Acompanharei pessoalmente a tramitação desse processo para dar a celeridade necessária e asseguro que em 30 dias estaremos iniciando a construção desse muro”, afirmou.

Teotonio Vilela convocou o Senador Benedito de Lira e a deputada federal Célia Rocha, também presentes, para juntos com a reitora Ana Dayse irem a Brasília apresentar a situação aos Ministérios da Educação e da Justiça. O secretário Estadual de Articulação Política, Rogério Teófilo, também participou da reunião.

Campus Arapiraca

O Campus foi criado em 16 de setembro de 2006, aprovado pela Resolução nº 20/2005 de 01 de agosto de 2005 do Conselho Universitário da Universidade Federal de Alagoas, como primeira etapa do seu processo de interiorização.

Situado no Agreste alagoano, o Campus tem sua sede na cidade de Arapiraca, a segunda maior cidade do Estado, de onde exerce sua influência imediata sobre toda a porção central do Estado de Alagoas, assim como sobre o Baixo São Francisco e seu delta, no Litoral Sul do Estado, envolvendo 37 municípios diretamente. Os cursos oferecidos no Campus Arapiraca admitem 890 alunos/ano e 4.140 alunos distribuídos entre os cursos de Administração, Administração Pública, Agronomia, Arquitetura, Biologia, Ciência da Computação, Educação Física, Enfermagem, Física, Letras, Pedagogia, Matemática, Química e Zootecnia.