Festival de Ginástica na Bahia tem participação de alunos do Campus Arapiraca

21/10/2011 13h36 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08
Alunos de Educação Física, do Campus Arapiraca, no Festival de Ginástica

Diana Monteiro – jornalista

Em pleno desenvolvimento no curso de Educação Física (Licenciatura) do Campus Arapiraca, o projeto de extensão “Experimentação pedagógica com a ginástica circense” proporcionou recentemente a alunos do 7º período a participação no “Festival de Ginástica: Alegria na Escola”, realizado na Bahia. O evento promovido numa parceria entre o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (Lepel), Universidade Federal da Bahia e a Secretaria de Estado da Educação da Bahia faz parte de um programa de formação continuada de professores da rede pública.

O Festival teve como local o Centro Educacional Edgard Santos, situado no bairro Fazenda Garcia, em Salvador, e contou com participação de 700 pessoas, dentre crianças, adolescentes, adultos e idosos.  De acordo com a professora Joelma Albuquerque, coordenadora do Lepel, o projeto desenvolvido no Campus Arapiraca oportunizou a alunos a experimentarem, investigarem e elaboraram a Série Ginástica, também apresentada na última quinta-feira, dia 20, integrando a programação do Congresso Acadêmico deste ano.

“Foi brilhante a apresentação da Série 'O Circo'. As ações pedagógicas promovidas partem da necessidade histórica de se resgatar o conteúdo da ginástica no currículo escolar, uma vez que este expressa e confronta sentidos e significados históricos e individuais, fazendo parte do rico acervo da cultura humana que deve ser transmitido às novas gerações”, afirma a professora Joelma.

Falando sobre a participação da Universidade Federal de Alagoas no evento, Joelma diz que foi bastante positiva por superar qualitativamente as edições anteriores do festival. “Verificamos nossas deficiências e nos instrumentalizamos para superá-las. Enquanto docentes em formação estamos avançando a cada ano que passa e contribuímos para defender uma tese na prática, por meio da síntese que é o Festival de Ginástica: Alegria na Escola”, enfatiza.

Joelma afirmou que os objetivos do evento foram alcançados e destacou a apresentação das crianças no festival colocando em prática o que aprenderam nas aulas de educação física, nas unidades de ensino e também nos projetos que integram essa área. Também destacou o conteúdo do evento ficando comprovada a formação continuada dos professores proporcionada pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (Lepel), da Universidade Federal da Bahia. Dentro da temática proposta foram apresentados os fundamentos da ginástica, a ginástica circense, a qualidade das músicas, as pirâmides e figuras humanas, dentre outros.

“Ficou claro que muito mais crianças desejavam participar do Festival e com o aumento este ano do número de participantes, verificou-se que há uma clara possibilidade de alteração da cultura pedagógica da escola, já que as professoras têm menos dificuldade de demover as crianças e os jovens da monocultura do futebol/queimado. Quanto às possibilidades da escola pública, foi uma clara demonstração que a escola é permeada pela contradição entre as determinações do estado e o trabalho educativo do professor e do coletivo escolar. A escola não está fadada à ignorância, mas à alegria, alegria de conhecer, de desenvolver as potencialidades humanas, enfim, as potencialidades de ser humano”, declara Joelma Albuquerque.