Congresso Acadêmico movimenta a Universidade com eventos paralelos

A conferência de abertura do VIII Congresso Acadêmico, com a presença da professora Célia Marques Teles, foi apenas uma entre as 136 palestras e conferências da semana, que reúne o XXI Encontro de Iniciação Científica, a X Semana de Extensão Universitária a VIII Semana de Cultura Africana, a VII Semana Alagoana de Empreendedorismo, as tradicionais jornadas acadêmicas além de algumas atividades que tem sua primeira versão nesta edição do Congresso.

14/10/2011 16h16 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08
Estudantes africanos aproveitam a semana para exibir suas culturas

Estudantes africanos aproveitam a semana para exibir suas culturas

Jhonathan Pino - jornalista

A I Mostra de Cursos é uma das novidades no Congresso, que deve trazer alunos de diversas escolas públicas para fazer visitas a  dez cursos da Universidade. "Essa atividade foi construída para que o aluno do ensino médio conheça profissões e cursos, pois muitos deles têm dificuldade na escolha do que cursar. Além disso, procuramos integrar a escola pública à universidade, facilitando o acesso e preparando-os para o ambiente universitário", esclarece o coordenador técnico do Congresso Acadêmico, professor José Roberto Santos. A Mostra acontece a partir da quinta-feira, 20.

Outro evento que também deve receber alunos das escolas de todo o Estado é o Circuito de Ciência e Tecnologia, que irá trazer painéis interativos tematizados nas "Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos", para o Campus Maceíó na segunda-feira, 17. O Circuito faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que em Arapiraca terá suas atividades organizadas pelo Campus , com a realização de palestras e exibição de filmes, durante toda a semana, em diversos locais da cidade.

A I Semana de Nações Indígenas de Alagoas e Sergipe e o I Encontro de Estudos sobre a Violência são outros dois eventos que têm inicio neste Congresso. "O primeiro evento é fruto de trabalhos de pesquisa e extensão de vários grupos com o objetivo de melhorar o acesso e a integração dos indígenas à Universidade. O segundo é mais uma ação do Ufal em Defesa da Vida, que foi configurado como um momento de debate e reflexão entre a comunidade universitária e os responsáveis pela segurança pública no estado", aborda José Roberto.

Também, de segunda à sexta-feira, haverá apresentação de trabalhos de extensão, pesquisa, trabalhos de conclusões de curso e de servidores espalhados nos três campi. São mais de 2.200 trabalhos inscritos, que também integrarão as Jornadas Acadêmicas com suas 104 mesas-redondas, além de 198 minicursos e oficinas.

Programação Central

A Tenda da Cultura Estudantil deve concentrar a maior parte da Programação Central em Maceió. Logo no primeiro dia, 17, a Tenda recebe o Projeto Vivendo Maracatu, além das canções do vencedor do Femufal 2010, Rodrigo Avelino a partir das 19h. Outras apresentações culturais ocorrem todas as tardes, a partir das 18h: serão danças tipicas africanas na terça, 18; o Quinteto de Metais MCZ Brass, na quarta, 19 e o Projeto Aquinta Cultural, na quinta-feira, 20.

Mas o Auditório Nabuco Lopes, na Reitoria, também voltou à rota do Congresso: além da abertura com a professora Célia Marques da UFBA, na segunda-feira, 17, haverá palestras durante todas manhãs, com exceção da quinta-feira. Na quarta-feira, a partir das 10h, a palestra "A avaliação do Ensino Superior no Brasil" será proferida pela professora Christina de Rezende Rubim, da Universidade Estadual de São Paulo; na sexta-feira será a vez da professora Monica Parente Ramos, da Universidade Federal de São Paulo, abordar "A Educação a Distância na Unifesp – da saúde ao diálogo interdisciplinar".

A VII Semana Alagoana de Empreendedorismo, com a palestra Empreendedorismo na Biotecnologia, proferida pelo professor Emer Suavilho Ferro, da Universidade de São Paulo, no dia 20, a partir das 16h; e a VIII Semana de Cultura Africana, com a palestra "A educação e o desenvolvimento no Continente Africando", proferido pelo professor Arnaldo Sucuma, da Universidade Federal de Pernambuco, também as 16h, na sexta-feira, são destaques da programação central do Congresso e acontecem no Auditório da Reitoria. O encerramento, em Maceió, ocorre no sábado com a apresentação de trabalhos de EaD, além da Universidade da Infância, na Tenda da Cultura Estudantil.

Campus Arapiraca

Em Arapiraca, a abertura ocorre na segunda-feira, a partir das 13h, no Auditório do Campus. "A Universidade Pública no contexto da interiorização: a experiência do Campus Arapiraca" e "A mercantilização do ensino" farão parte da abertura das atividades no Campus. As apresentações de trabalhos ocorrem até a quinta-feira, 20. Durante as noites de terça e quarta-feira também ocorre o Cine-debate sobre Educação, a partir das 18h30.

Sobre o Congresso

O VIII Congresso Acadêmico ocorre de 17 a 22 de outubro de 2011, nos Campi A. C. Simões, Arapiraca e Sertão com o tema "Excelência Acadêmica com Inclusão Social". Esta edição contará com oito grandes eventos centrais: o XXI Encontro de Iniciação Científica, a X Semana de Extensão Universitária, a VIII Semana de Cultura Africana, a VII Semana Alagoana de Empreendedorismo, I Mostra de Cursos da Ufal, Semana Nacional de Ciências e Tecnologia, 4ª edição do Festival Gastronômico do Baixo São Francisco e as Jornadas das Unidades Acadêmicas.

"O Congresso é um tempo de integração, de troca de experiências e avaliação das atividades do ensino, pesquisa e extensão. Ele é realizado para toda a comunidade universitária e para que toda a sociedade possa ter acesso aos conhecimentos produzidos na Ufal", explana José Roberto.

Para conferir toda a programação, acesse a página do Congresso Acadêmico, ou veja a programação das apresentações das Jornadas da Unidades, nas próprias coordenações de cursos; já as apresentações do XXI Encontro de Iniciação Científica estão listadas no site da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação e as atividades da X Semana de Extensão Universitária estão disponíveis na Pró-reitoria de Extensão.