Bienal do livro de Alagoas é destaque nas redes sociais

Internautas podem acompanhar programação do evento pelo twitter e facebook

23/10/2011 20h03 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08
Facebook Bienal

Facebook Bienal

Cibele Tenório - jornalista

Não é só no Centro Cultural de Exposições Ruth Cardoso que o público pode acompanhar a programação da V Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Quem não pode comparecer ao local do evento, tem a oportunidade de saber o que está acontecendo na Bienal através das redes sociais.

A Editora da Ufal (Edufal) criou uma página no facebook especial para a Bienal e utiliza o twitter (@editoradaufal) para falar sobre os destaques da programação, fazer a transmissão de vídeos e interagir com os internautas que podem opinar sobre quais oficinas e palestras gostariam de assistir.

Essa é a primeira vez que a Bienal é transmitida através das redes sociais. “Nós tivemos uma primeira experiência em 2009 com o orkut que foi muito tímida, porém desta vez um dos bolsistas da Edufal fez um projeto para incluirmos a participação das redes nesta Bienal e a ideia foi aprovada pela equipe de comunicação”, explica Adriana Thiara, assessora de imprensa da Bienal.

Quem comanda a alimentação e monitoramento dos perfis da Bienal do Livro é o aluno de Relações Públicas da Ufal, Jonas Sutareli, que formatou o projeto para a Edufal. Para ele, as redes sociais são importantes na integração da comunicação de um evento do porte da Bienal. “No planejamento se falava muito sobre cobertura pra TV, divulgação em outdoors e eu senti que faltava a presença destas redes e lancei a ideia”, relembra.

Além de fazer a transmissão das palestras e divulgar os destaques da programação, os perfis da Bienal nas redes sociais servem para interação com os internautas. “A gente está monitorando tudo que as pessoas estão falando na rede sobre a Bienal e estamos respondendo. A ideia é realmente criar uma interação do evento com este público”, explica Jonas.

O jornalista Kilderes Magno (@Kilderes_Magno ) está acompanhando a Bienal no twitter desde a última sexta-feira (21). Segundo ele, o fato da V Bienal do Livro estar nas redes sociais é importante, porque estabelece um canal de comunicação direto com o evento, além de estreitar o contato entre o leitor/internauta com a Bienal. “Poder acompanhar o que acontece na Bienal, ter a oportunidade de assistir às palestras,além de poder interagir com os palestrantes que também possuem perfil nas redes sociais. Eu, por exemplo, bati um papo com o jornalista Ambiental André Trigueiro (@andretrig), que ministrou palestra no sábado e domingo . Enfim, o contato interpessoal e o fato de "estar presente", mesmo estando longe é o que fascina”.

Trends Maceió

No sábado (22) e no domingo (23) a Bienal do livro estava entre os assuntos mais comentados do twitter em Alagoas de acordo com o Trends Map Maceió (http://trendsmap.com/local/br/maceio) que monitora os temas mais comentados na rede social. A hashtag #VBienalAL está sendo pelos twitteiros para falar sobre a Bienal.

Para acompanhar a Bienal do Facebook basta procurar a página “V Bienal Internacional do Livro de Alagoas” e no twitter é só seguir o perfil da Edufal (@editoradaufal).

Veja também: Bienal do Livro de Alagoas: presença de autoridades e homenagem à Itália