Urnas do interior chegam ao prédio da Reitoria

As urnas do interior começaram a chegar à Sala da Secretaria dos Órgãos Colegiados, no prédio da Reitoria,por volta das 20h30, onde ficaram guardadas em segurança até essa quinta-feira de manhã, quando acontece a apuração às 9 horas, no Ginásio de Esportes do Campus Maceió.

08/06/2011 17h12 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h07
Servidores e estudantes dos cursos de Direito e Educação Física votam no ginásio de esportes

Kleverton Almirante – estudante de Jornalismo

A comunidade acadêmica está mobilizada para exercer a democracia na tarde desta quarta-feira, 8. Durante todo o dia está sendo realizada a eleição para as indicações de reitor e vice-reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que neste ano comemora seu cinqüentenário.

As cores lilás, azul e vermelho enfeitam todo o Campus A. C. Simões, representando as candidaturas de Valéria Correia – chapa 01, Paulo Vanderlei – chapa 02 e Eurico Lôbo – chapa 03, respectivamente.

Cerca de 29 mil eleitores, entre alunos de graduação e pós-graduação, técnicos e docentes, saberão quem será o indicado a assumir a reitoria da Ufal no dia seguinte após a apuração. O candidato eleito assumirá o cargo para o quadriênio 2011/2015.

Ítalo Ranniely, estudante do curso de Educação Física Licenciatura diz que esta é a primeira eleição para reitor da qual participa. Para ele, apesar da pressa para divulgação e do pouco tempo de campanha, todos os acadêmicos estão exercendo o posicionamento crítico de votar pensando no futuro da Universidade. “Só espero que a Ufal se torne um canteiro de obras e que o próximo reitor estabeleça um trabalho voltado para uma verdadeira estruturação de todos os cursos”, afirma.

No auditório do Csau, a estudante do curso de Nutrição, Bruna Padilha também concorda que a eleição neste ano está mais movimentada. Ela ingressou na Ufal no ano de 2007 e acompanhou a eleição anterior para reitor. Segundo ela, “a movimentação do pessoal está maior que na eleição anterior. Mas desta vez não vou votar porque esqueci documento de identificação.”, conclui.

Para votar, é necessário apresentar documento que comprove vínculo com a Universidade Federal de Alagoas como estudante ou servidor. A votação em Maceió será encerrada às 21h nas suas nove seções eleitorais.

São quatro zonas eleitorais por toda a extensão da Universidade desde a capital até o interior. As 51 urnas de lona estão distribuídas por todos os campi, sendo 17 para técnicos e docentes e 34 para estudantes.