Termina a apuração de votos e Comissão avalia urnas impugnadas

A Comissão Eleitoral terminou a apuração dos votos por volta das 20 horas e avalia a impugnação de quatro urnas. Neste momento, os candidatos e seus eleitores aguardam do lado de fora do Ginásio de Esportes o pronunciamento da comissão.

09/06/2011 11h19 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h07
Fiscais conferem os dados na urna

Fiscais conferem os dados na urna

Apuração deve terminar no final da tarde

A apuração dos votos para reitor da Ufal teve início por volta das 10h desta quinta-feira, 9 de junho, no Ginásio de Esportes do Campus Maceió. Durante todo o processo, a Comissão Eleitoral seguirá regimento preparado para a consulta acadêmica que elege o sucessor da reitora Ana Dayse Dorea.

Segundo a Comissão Eleitoral, a apuração prossegue durante toda a tarde e deve acabar por volta das 18 horas quando será divulgado o resultado.

Segundo o documento, antes da abertura das urnas foi preciso conferir os registros nas atas das seções para identificar possíveis ocorrências e deliberar sobre elas. Foi feita a comparação da quantidade de votos com o número de votantes das listas de assinaturas, separação de votos brancos e nulos, prosseguindo com a apuração dos votos válidos de cada chapa.

Todos estes procedimentos só podem ser feitos pela Comissão Eleitoral, pelos fiscais e delegados, que podem impugnar, a qualquer momento, caso verifiquem algum indício de irregularidade. São 29 mil eleitores, e como a votação foi em cédula de papel, a contagem dos votos será demorada.

O último passo é recolocar os votos na urna para possíveis recontagens. Terminados os procedimentos será aplicada fórmula de paridade e divulgados os percentuais dos candidatos.