Equipe de Handebol Feminino disputa a Liga Universitária Nacional

22/06/2011 09h46 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h07
A equipe, composta por alunas de vários cursos de graduação, venceram os Jogos Universitários Alagoano e do Nordeste

Wallace Silva - estudante de Jornalismo

A equipe de Handebol feminino da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) vai representar a instituição na Liga Universitária Nacional, que ocorrerão no mês de setembro em Brasília. A equipe ganhou o direito de disputar a Liga Nacional, por ter vencido os Jogos Universitários Alagoano e a Liga Universitária do Nordeste.

A equipe composta de 14 atletas não é formada somente por alunas do curso de Educação Física, o time conta com alunas dos cursos de Psicologia, Administração, Medicina, Nutrição, Direito, Arquitetura e das Engenharias Química e Civil. Os treinamentos intesivos acontecem em quatro dias da semana: terças e quintas, das 19h às 21h, no Cepa; e quartas e sábados, das 19h às 21h, no Ginásio Poliesportivo do Campus Maceió, sob a orientação técnica Maria Edvânia Barbosa e auxílio de Tiago Ribeiro.

A expectativa da equipe alagoana é de fazer uma boa campanha na etapa nacional, já que o nível de competição é bem disputado. Embora a meta em qualquer esporte seja vencer, para o professor Francisco Farias, “o principal objetivo não é ser campeão, mais sim contribuir para a formação e educação dos estudantes através do esporte, afinal ganhar e perder fazem parte da vida”. O professor também é membro da Comissão Nacional de Arbitragem em Handebol (CBHb) e diretor da delegação.

Apesar do esporte não ser tão popular e estar em ascensão, o trabalho de formação e preparação da equipe de handebol vem sendo realizado há quatro anos, e tem o apoio da Pró-reitoria Estudantil (Proest).