Bacharelado em Turismo tem seus primeiros formandos com avaliação satisfatória pelo Mec


22/06/2011 09h00 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h07
Curso de Turismo conheceu seus cinco primeiros formandos no dia 26 de maio

Curso de Turismo conheceu seus cinco primeiros formandos no dia 26 de maio

Jhonathan Pino - jornalista

Cinco anos após iniciada a primeira turma do curso de Turismo na Unidade de Ensino de Penedo, a população alagoana e o Ministério da Educação (Mec) já reconhecem os benefícios que um curso de qualidade pode trazer para aquela região. O "5" parece ser o número da sorte para esse curso, já que em 2011, ano de formação dos cinco primeiros alunos de Turismo, o Mec o pontuou com nota máxima em uma das dimensões de avaliação dos Índices Gerais de Cursos das Instituições (IGC), cuja pontuação varia de 1 a 5.

O resultado coloca o curso de Turismo como primeiro a conseguir a nota máxima em uma das três dimensões do IGC, que é formada pelas seguintes avaliações: Didática-Pedagógica, Corpo Docente e Instalação Física. O conceito geral do curso ficou com 4, juntando-se a outros cursos do Campus Arapiraca já avaliados.

"Isso é um indicador positivo de que a decisão tomada no início da estruturação do processo de interiorização da Ufal foi bem pensado. O curso conseguiu o conceito máximo no projeto pedagógico, mas também trata-se de um trabalho coletivo dos professores, agindo em conjunto com a gestão central da Universidade. A Pró-reitoria de Graduação se sente entusiasmada com o desenho pedagógico produzido para a interiorização", ressalta Anderson Barros, Pró-reitor de Graduação.

Envolvimento com a comunidade

Angela Meire dos Santos, Fabrício Peixoto Vasconcelos, Lidjane Santos Barreto, Leonam da Costa Melo e Izabel Oliveira são os nomes que representam o êxito nas avaliações do Mec sobre o curso. "A proposta do curso de desenvolver políticas públicas para a região do Baixo São Francisco ajudou na avaliação do Mec. Foi a filosofia do curso, de estar voltado para aplicação de seus conhecimentos para o desenvolvimeto da região, que contribuiu para a ótima pontuação no IGC", explica Sandro Medeiros, coordenador do curso.

De acordo com o coordenador, as atividades práticas do curso são tão bem elaboradas que elas acabam se transformando em políticas permanentes do município de Penedo, "como é o caso do Festival Gastronômico, que nasceu para dar suporte à disciplina de Gestão de Alimentos e Bebidas, além da disciplina de Gestão de Eventos. O Festival, que já está em seu quarto ano, agora faz parte das festas tradicionais da cidade", ressalta Sandro Medeiros.

Cooperação internacional

A partir da cooperação com a Universidade de Girona, na Espanha, alunos e professores do curso organizam anualmente o Encontro Internacional de Turismo e uma revista científica, através da parceria entre as duas Universidades. Além disso, os alunos unem a parte teórica à prática através de inúmeras atividades de extensão e pesquisa, como os projetos Cinema no Centro de Extensão Universitária (CEU), com exibições e discussão de filmes, e o Pet Conexões, que oferece curso pré-vestibular a cerca de 150 alunos anualmente.

Muitas dessas atividades estão concentradas no CEU, que também abriga a Empresa Júnior de Turismo, Way Turismo. "A empresa já ajuda no planejamento de inúmeros eventos das cidades, como a Festa de Bom Jesus dos Navegantes", enfatiza o professor.

Mercado de trabalho

Sandro afirma que é a partir da criação da cultura de planejamento do Turismo na região que o mercado será capaz de absorver esse contingente de formandos. "Trata-se de um trabalho de longo prazo, pois queremos que esses primeiros alunos sejam formuladores de políticas públicas na região, estimulando o desenvolvimento cultural, social, econômico e turístico, e assim contribuindo para a criação do mercado a médio e longo prazos.", esclarece o professor.

Os primeiros alunos estão sendo absorvidos pelos hotéis e agências de turismo de Maceió. Além disso, são nessas instituições que os estudantes passam dois meses fazendo estágio durante o sétimo semestre. São museus, órgãos públicos, agências de viagem e hotéis parceiros conveniados que acabam inserindo-os no mercado de trabalho através dos estágios.

O profissional atua nos segmentos de agenciamento de viagens e turismo, do planejamento estatal e privado do turismo, bem como nos segmentos de eventos, alimentos e bebidas e meios de hospedagem.

Sobre o curso

Criado em 2006, o curso de Turismo Bacharelado oferta 50 vagas anuais e faz parte do Eixo de Gestão e Tecnologia do Campus Arapiraca. Tem entre suas primeiras disciplinas, aquelas comuns aos três eixos dos Campi do interior - Sociedade, Natureza e Desenvolvimento: relações locais e global; Produção Conhecimento: ciência e não-ciência; e Lógica Informativa e Comunicação.

A partir do segundo semestre, os alunos participam de disciplinas características do Eixo, como Introdução a Sistema de Informação e Introdução a Administração. Já do 3º semestre em diante, as disciplinas são voltadas para a área de Turismo, como Teoria do Turismo, Gestão de Hotelaria e Marketing Turístico.

Dos 16 cursos que iniciaram o Campus Arapiraca, 14 já foram avaliados e nove conseguiram notas satisfatórias. Os cursos de Engenharia de Pesca e Serviço Social serão os próximos a serem avaliados pelo Mec.

Leia mais sobre o IGC, CEU e o Encontro Internacional de Turismo.