Arquitetas enriquecem atuação com qualificação acadêmica

As arquitetas e recém-mestres da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), Marcelle Rebello, mestre em Saneamento de Sistema de Tratamento de Esgoto para Residências Unifamiliares, e Cynthia Fortes, mestre em Dinâmica do Espaço Habitado, pretendem aplicar os conhecimentos adquiridos na pós-graduação em suas atividades no setor.

25/04/2011 11h25 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h07
Parte da equipe do setor de Arquitetura e Urbanismo da Sinfra

Madalena Fernandes – estudante de Jornalismo

Marcelle Rebello foi convocada no último dia de 2009 para a Sinfra. Antes de assumir o cargo, a arquiteta havia ingressado no Mestrado. “Precisei da colaboração de toda equipe para realizar pesquisas no laboratório, e eles foram compreensivos, até por que já passaram por isso, mas pra mim esse apoio foi muito importante”, destaca a servidora.

“Nos projetos que estamos elaborando para a universidade procuro colocar em prática os conceitos que estudei no Mestrado que focam a sustentabilidade”, explica Marcelle Rebello. Já a arquiteta Cynthia Fortes também tem tido a oportunidade de se aprofundar em projetos de restauração. “Nas restaurações dos bens patrimoniais, como os sobrados dos Lessa, em Penedo, e o Memorial da Ufal 50 anos, no atual Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), eu posso agregar valores reunindo a minha experiência nesta área”, salienta Cytha Fortes que também tem especialização pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O setor de Arquitetura e Engenharia da Sinfra é responsável pela elaboração de projetos de construções, reformas e adaptações – o Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema) e o Instituto de Computação (IC) são exemplos disso. Dos oito profissionais que compõem o setor, cinco são mestres e um é mestrando.