Professor de Direito recebe Medalha Pontes de Miranda

O presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRT-5), desembargador federal Luiz Alberto Gurgel de Faria, conduziu, na quarta-feira, 23, a solenidade de entrega Medalha do Mérito Pontes de Miranda, no grau de Grande Colar de Alta Distinção, aos professores doutores Gabriel Ivo e Paulo Américo Maia de Vasconcelos.

28/02/2011 10h58 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h07
À direita, o professor Gabriel Ivo recebendo Medalha do desembargador Paulo Roberto Lima

Fonte: Divisão de Comunicação Social do TRF5, 24 de fevereiro de 2011

Os homenageados foram saudados, respectivamente, pelos desembargadores federais Paulo Roberto de Oliveira Lima e Rogério Fialho, que enfocaram momentos que marcaram as trajetórias dois homenageados, sobretudo, em relação ao valor da maior comenda do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, inspirada na figura do jurista alagoano Pontes de Miranda.

Procurador do Estado de Alagoas e professor da Universidade Federal de Alagoas, Gabriel Ivo foi o primeiro alagoano a receber a Medalha. "Para mim foi uma honra ser distinguido com uma comenda tão importante", afirmou. Também homenageado, Paulo Américo Maia de Vasconcelos afirmou que a outorga da Medalha Pontes de Miranda é um reconhecimento por sua atuação junto à Justiça Federal, onde sempre fui advogado, durante os 18 anos à frente da Ordem dos Advogados do Brasil, na seccional da Paraíba. Lembrou sua participação desde os primeiros passos da Justiça Federal em Pernambuco, “coroados agora com essa grande honraria que recebo nesta Corte”.

Paulo Maia – Advogado militante desde 1953. De 1967 a 1985 foi presidente do Conselho da OAB-PB; Por mais de 20 anos ensinou Direito Civil na Universidade Federal da Paraíba. Publicou “Doações e Legados Remuneratórios à Concubina”; “Perspectivas da Locação Comercial” e “A Anterioridade do Crédito na Ação Pauliana”.

Gabriel Ivo - Alagoano de Maceió, Gabriel Ivo nasceu em 3 de maio de 1959. Graduado, mestre e doutor em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), além de procurador de Estado é professor efetivo do Curso de Direito (graduação e mestrado) da Ufal. Na literatura jurídica, é autor dos livros “Constituição Estadual: competência para elaboração da Constituição do Estado-membro” e “Norma Jurídica: produção e controle”.

Informe Dap

O Departamento de Administração de Pessoal informa que a partir desta terça-feira, 1º de março, a Secretaria de Assuntos Jurídicos somente atenderá ao público externo no turno da manhã.

Leia também: Ufal comemora 50 anos com a chegada de novos servidores. Acompanhe essas e outras matérias no Portal do Servidor.