Novo concurso para servidor da Ufal atrai mais de dez mil candidatos

As provas objetivas serão realizadas neste domingo, 6 de fevereiro, em 23 escolas espalhadas pela capital, agreste e sertão de Alagoas. Candidatos devem estar atentos ao local, horário e documentos para a realização do concurso

03/02/2011 17h59 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h09
Novo prédio do Neps/Copeve garante mais segurança na elaboração das provas

Rose Ferreira - jornalista e William Correia - estudante de Jornalismo

Já estão disponíveis no site do Núcleo Executivo de Processos Seletivos (Neps/Copeve) as informações relativas à concorrência, locais de prova e cartões de inscrição para o concurso público para técnicos-administrativos da Ufal. Sob a coordenação da pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), o concurso, que oferta 43 vagas para cargos de diferentes níveis nos três campi, foi aberto em 2010 e terá suas provas realizadas a partir deste mês.

As provas serão realizadas simultaneamente em Maceió, Arapiraca e Delmiro Gouveia, e os gabaritos estarão disponíveis no dia 7 de fevereiro no site e nos quadros de aviso da antiga Copeve, agora localizada no Campus A. C. Simões, no Tabuleiro. Segundo Zeuxis Costa, integrante do corpo técnico do Neps, 23 escolas serão utilizadas para a aplicação da prova objetiva, que acontece no próximo domingo, 6. Desse número, 18 serão em Maceió, três em Arapiraca e duas no município de Delmiro Gouveia.

“É preciso lembrar o que diz o Edital, referente a como comparecer a esses locais de prova: os candidatos devem levar canetas de tubo transparente, de tinta azul ou preta e não esquecer do documento de identificação, com foto, e cartão de inscrição”, diz Zeuxis, destacando que essas são questões de segurança e de transparência necessárias para o bom andamento do concurso.

Dos cargos de nível médio, o mais concorrido foi o de assistente em administração para o Campus A. C. Simões, com 7740 inscritos, sendo 103 concorrentes à vaga destinada a portadores de deficiência. Já no nível superior, os cargos mais concorridos foram para pedagogo e assistente social para o Campus Maceió, com 251 e 208 inscritos, respectivamente, para uma vaga cada. “Para obter a concorrência exata, basta o interessado subtrair o número de inscritos para as vagas destinadas a portadores de deficiência do número de inscritos total, dividindo o resultado pelo número de vagas disponíveis para o cargo”, esclarece Zeuxis Costa.

Este ano, somente os cargos de secretário executivo e técnico de laboratório terão prova prática, que será de caráter eliminatório e valerá de 0 a 100 pontos, tendo como objetivo avaliar a aptidão do candidato para o desempenho de tarefas típicas do cargo. A convocação para as provas práticas terá início a partir do dia 25 de fevereiro e será publicada no site do Neps. Os candidatos farão as provas práticas no período de 14 a 18 de março, sendo o resultado dessa fase divulgado no dia 28 de março.

O resultado final do concurso será homologado pela Progep, publicado no Diário Oficial da União e no site da antiga Copeve, provavelmente no dia 15 de abril. O concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.