Inscrições abertas para o Programa Vivência da Arte e Aqui(n)tá Cultural

A Pró-reitoria Estudantil (Proest) está com inscrições abertas para o Programa Vivência da Arte, que tem o objetivo de proporcionar atividades artísticas e culturais na Universidade; e o Projeto Aqui(n)tá Cultural, voltado especificamente aos estudantes dos Cursos de Dança, Teatro e Música, a fim de lhes garantir o desenvolvimento de suas habilidades culturais.

31/12/1969 00h00 - Atualizado em 13/08/2014 às 02h45
A Tenda da Cultura Estudantil tem sido palco de diversas atrações artísticas e culturais

Pelo segundo ano consecutivo, o Programa Vivência de Arte abre espaços para que os estudantes possam revelar seus talentos e potenciais criativos no campo da arte e da cultura. A novidade deste ano é a expansão da seleção para as Unidades de Ensino e Campi do interior: serão três vagas destinadas a projetos inscritos para o Campus Maceió e nove distribuídas entre Arapiraca, Penedo, Viçosa, Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema.

Os estudantes do interior podem, inclusive, inscrever seus projetos por e-mail. De acordo com o Edital, os projetos selecionados têm duração de seis meses; sendo a primeira etapa desenvolvida no período compreendido entre abril e junho de 2011; e a segunda etapa, entre agosto e outubro de 2011. Cada Projeto deve ser composto por cinco estudantes, com direito a cinco ajudas de custo, no valor de R$ 300,00 mensais cada uma.

As inscrições começaram no dia 21 de fevereiro e se estendem até o dia 28 de março, devendo ser feitas na Coordenação de Política Estudantil da Proest ou através do endereço eletrônico proestcultural@gmail.com, através do preenchimento da ficha de inscrição.

Os projetos podem propor o desenvolvimento de, no máximo, duas áreas artístico-culturais que devem enquadrar-se nas seguintes modalidades: Artes Cênicas (teatro, circo, ópera, apresentações, seminários, oficinas, etc); Dança (apresentações, seminários, oficinas, etc); Eventos Culturais, (Encontros, Seminários, Simpósios, Shows, etc.); Audiovisual (Cinema, Vídeo, Novas Mídias, Oficinas, etc.); Artes Visuais (Artes Plásticas, Design Artístico, Fotografia, Artes Gráficas, Oficinas, etc.); Música (Apresentações, Mostras, Seminários, Oficinas, etc.); e Literatura (Recital de Poesia, Varal de Poesia, Seminários Literários, Oficinas, etc.).

Os resultados serão divulgados na página da Proest, a partir do dia 1º de abril. Mais informações no Edital ou através dos telefones (82) 3214-1080 / 3214-1081.

Aqui(n)tá Cultural

Desde o dia 28 de fevereiro, a Pró-reitoria Estudantil (Proest) iniciou as inscrições para o Projeto “Aqui(n)tá Cultural 2011”. Podem se inscrever alunos dos cursos de Dança, Teatro e Música. Os selecionados receberão uma ajuda de custo no valor R$300,00 para viabilizar a execução de atividades culturais.

O Projeto “Aqui(n)tá Cultural” possui dois objetivos principais: garantir aos estudantes dos Cursos de Dança, Teatro e Música o desenvolvimento de suas habilidades culturais proporcionando-lhes oportunidades de exercícios práticos dos conteúdos estudados em sala de aula, e exibição de suas produções; e proporcionar à comunidade acadêmica, dos Campi e unidades de ensino da Universidade, momentos de riqueza cultural, ao mesmo tempo, fazer da cultura um elemento permanente no cotidiano da Ufal.

O período de inscrição vai até o dia 18 de março de 2011, no Espaço Cultural, na Secretaria Geral do Setor de Artes, das 8h às 18h. Os documentos necessários para inscrição no Edital são: ficha de inscrição devidamente preenchida; histórico analítico; carta de intenção; e comprovante de matrícula.

As inscrições serão homologadas no dia 22 de março, a partir das 10h, na página da Proest, e o resultado será divulgado no dia 30 de março. Serão selecionados dez estudantes dos cursos de Dança, Música e Teatro, respectivamente, que realizarão oficinas, apresentações, vivências musicais, vivências teatrais e vivências de dança nos espaços físicos da Universidade.

Em cada grupo será escolhido um estudante que assumirá o papel de “monitor” do Projeto. Este ficará responsável pela comunicação entre seu grupo, o Professor/Coordenador e a Proest. Os estudantes selecionados desenvolverão atividades no período de sete meses, entre os meses de abril a novembro de 2011, com interrupção no período de recesso acadêmico, nos espaços físicos dos Campi A. C Simões, Sertão, Agreste e Unidades Acadêmicas da Ufal. Mais informações no Edital.