Frevo e otimismo animam o início da Universidade Aberta à Terceira Idade

Oportunidade de aprendizado, renovar e repassar conhecimento, além de ampliar o convívio social foram pontos destacados por Edith Helcies Farias de Albuquerque, Zenilde Alice dos Santos Lima e Abrão Lino Costa, participantes do Programa Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), que teve aula inaugural na segunda-feira,14 de fevereiro. O Programa tem a coordenação da professora Leonéa Santiago, do Curso de Educação Física, e está com inscrições abertas até o dia 14 de março, ofertando 300 vagas.

24/02/2011 13h53 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h09
Reitora Ana Dayse: "A Unati nasce de uma demanda em função da qualidade de vida do povo brasileiro"

Diana Monteiro - jornalista

O segundo encontro do programa está marcado para o dia 15 de março, no horário da tarde, no Espaço Cultural, na Praça Sinimbú. O programa oferta sete cursos nas seguintes áreas: Educação; Arte e Cultura; Práticas Corporais Sutis; Nutrição; Saúde Oral; Controle do Tabagismo; e Informática.  As atividades do Unati serão quinzenais, no mesmo horário e local.

A solenidade, presidida pela reitora Ana Dayse Dorea, teve como ponto alto a apresentação do Grupo Musical da Melhor Idade, do Conjunto Eustáquio Gomes, responsável pela interação entre os participantes que ao som de frevos, marchinhas e sambas de carnaval, cantaram e dançaram animadamente, demonstrando assim, que a Unati já iniciou com bastante sucesso.

A aula inaugural contou com a participação de representantes da Ufal, do Sintufal e Adufal, dos poderes público municipal e estadual, e da Associação Nacional de Gerontologia (ANG-AL), uma das parceiras do Programa, que foi apresentado por Leonéa Santiago, Benedito Santos (ANG-AL) e Lúcia Santos, do Núcleo Temático de Assistência Social (Nutas/Ufal).

“A Ufal coloca para a sociedade alagoana e para o Nordeste a Unati e esse é um compromisso social da instituição que este ano comemora o Jubileu de Ouro. O programa nasce como uma ação de extensão e vocês serão os multiplicadores dessa proposta agora concretizada. A Unati nasce de uma demanda em função da qualidade de vida do povo brasileiro. Conta com importantes parcerias, mas é preciso que nos unamos, fazendo com que a transformação e, consequentemente, a inclusão social seja realmente uma realidade”, disse a reitora Ana Dayse, situando a importância da instituição para Alagoas.

Renovação e aprendizado

Participar da Universidade Aberta à Terceira Idade é para a servidora técnica-administrativa da Ufal, Zenilde Alice dos Santos Lima, de 71 anos de idade, principalmente renovar o conhecimento. Há cinco anos aposentada, tendo praticamente trabalhado os 30 anos no Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), Zenilde integra atualmente o grupo de artesanato do Sintufal, não parando assim de “trabalhar”. Mãe de três filhos, ela diz ter vontade de aprofundar conhecimentos específicos, a exemplo de matemática e português. “O mais importante é ter um bom aproveitamento nas atividades do programa e renovar não só conhecimento, mas ampliar o círculo de amizade”, explica a servidora.

O convívio universitário foi destacado como importante por Abraão Lino Costa, de 69 anos, aposentado pela Previdência Social. Residente no Conjunto Osman Loureiro, ele disse ter o conhecimento da Unati pelos meios de comunicação local. Casado, pai de um filho, Abraão ressalta ter vontade também de fazer um curso superior em alguma área da saúde. “Pretendo tirar proveito do programa e repassar o aprendizado porque considero isso o meu dever como ser humano”, enfatiza.

Chegar aos 90 anos de idade e viver intensamente cada etapa sempre foi o lema de vida de Edith Helcies Farias Albuquerque. Médica pediatra, dona Edith graduou-se em 1958 na Universidade Federal de Pernambuco e dirigiu por 22 anos, no município pernambucano Quipapá, a então Fundação Serviço Especial de Saúde Pública (Fundação Sesp), atualmente Funasa, tendo se aposentado em 1983. Casada com Durval Américo de Albuquerque, de 93 anos (que se encontra enfermo), ela tem três filhos e por ter tido sempre uma vida bastante produtiva não se conformou de ficar em casa. Desde o ano passado, integra o Projeto Conviver do Espaço Ativo, coordenado pela terapêutica holística Eneida Sobral.

Dona Edith Farias passa a integrar a Unati e diz que tem como principais expectativas novos conhecimentos e o convívio social. “Depois que comecei a participar de atividades, sinto-me jovem, renovada, e com certeza mais jovem me sentirei com as oportunidades que o programa está ofertando”, frisa. Na verdade, D. Edith Farias completa 90 anos em julho deste ano e quer fazer da tão importante data um grande acontecimento, lançando o seu primeiro livro de poesia. “Gosto de escrever e no livro que pretendo lançar, pois estou em busca de patrocínio, reunirei 30 poesias e três homenagens póstumas, aos meus pais e ao meu grande amigo Dr. Fernando Pessoa de Melo. Também farei uma homenagem aos meus queridos filhos”, acrescenta.

Em primeira mão, dona Edith nos presenteia com uma das poesias intitulada “Que importa”:

Que importa seja eu idosa/ e você jovem. Que importa seja eu passado/ e você futuro. Que importa seja eu saudade/ e você sonho. Sabe o que importa? Importa que os nossos caminhos se encontrem. Importa que podemos caminhar juntas e de mãos dadas. Trocarmos experiências e de mãos dadas descobrirmos que somos iguais. É que em você e em mim habita o espírito de Deus que tem o nome de AMOR. Isto é o que importa!”