Agenda Cultural: escolha o programa e caia na folia

24/02/2011 12h33 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h09
Confira a programação carnavalesca do MTB

Com informações do site TudonaHora e Gazetaweb

O Museu Théo Brandão está com uma vasta programação de carnaval que vem se realizando desde o último dia 17 de fevereiro. Já houve ritual de batismo do boi do carnaval, o Boi das Alagoas, sarau erótico-carnavalesco do Projeto Papel no Varal e oficinas gratuitas de frevo, máscara e boi de carnaval. Mas a folia está longe de acabar. Confira as opções e caia na folia!

Na última quinta-feira, 24, o Museu realizou o Mugunzá Cultural “Carnaval em perspectiva”, uma mesarredonda, com a participação da professora do Curso de Dança da Ufal, Nadir Nóbrega, que vai apresentar o tema “Os blocos afro-baianos: criações de negros, lugares de aprender”. O pesquisador Daniel Reis, do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, do Rio de Janeiro, discutiu a pesquisa “Os circuitos da Mamãe: entre o Museu e a folia de carnaval”. Já o professor Bruno César Cavalcanti, do Curso de Ciências Sociais da Ufal, apresentou a “Trajetória do carnaval de rua de Maceió: do popular ao massivo”.

A programação carnavalesca do MTB se encerra nesta sexta, 25, a partir das 20h30, com o desfile do bloco Filhinhos da Mamãe, criado pela Associação Teatral das Alagoas (ATA). Este ano a homenageada é a Major Elza, ex-combatente na 2ª Guerra Mundial que morreu aos 88 anos no Rio de Janeiro. A concentração começa às 20h30, com show de frevo da cantora Vania Lopes e participação especial de Leureny. A concentração começa no pátio do Museu e depois o cortejo sai pelas ruas do Jaraguá sob o comando da Orquestra de Frevo Santa Cecília, de Marechal Deodoro, em direção à Igreja Nossa Mãe do Povo.

Prévias Carnavalescas do Sesc

Para esquentar ainda mais os ânimos do folião, o Sesc Alagoas entra no circuito do pré-carnaval de Maceió. Com dois eventos no calendário, ambos nesta sexta-feira, 25, a instituição abre os trabalhos às 15h com o desfile do bloco da terceira idade “Já Fui Bom Nisso e Ainda Sou”, no Calçadão do Comércio, com animação de orquestra de frevo. Já a partir das 19h é a vez do Bloco do Comerciário soltar seu grito de carnaval, no Sesc Poço – na programação, além da Orquestra de Frevo de Marechal, bumba-meu-boi e bonecos gigantes. Calçadão do Comércio. Camisas serão trocadas por 1 caixa de leite longa vida (no caso de comerciários e dependentes) e 2 caixas de leite (para não-comerciários). Mais  informações: 3326-3133 e 0800 284 2440.

Maracatu Baque Alagoano

O grupo percussivo Baque Alagoano também vai marcar presença no Jaraguá Folia nas prévias carnavalescas de Maceió. Homenageando o folguedo Nega da Costa, que completa 101 anos de sua primeira ocorrência em solo alagoano, a agremiação que dissemina as artes do batuque desfila nesta sexta-feira, 25, pelos corredores do bairro histórico – a concentração tem início às 19h no Largo dos Pombos, por trás do Mercado de Jaraguá. A festa agregará vários grupos folclóricos, além de outros blocos. Largo dos Pombos. Por trás do Mercado de Jaraguá. Mais informações: 9326-0669, 9997-4515 e 8844-1340.

Pinto da Madrugada

O sábado, 26, promete ser um dia inesquecível. O maior bloco carnavalesco de Maceió, o Pinto da Madrugada, promete agitar o público em geral, sem distinção de idade. 600 músicos espalhados em 10 orquestras de frevo garantirão a animação dos milhares de foliões, que há uma década lotam a orla da praia da Pajuçara. Este ano, o bloco homenageia as rendeiras do Pontal da Barra. A concentração está marcada para as 6h, em frente ao hotel Enseada. Vendas de camisas na Mister Frios e no disque Pinto 3336-2222, a R$35,00. Para abrilhantar ainda mais o Pinto da Madrugada, dois outros blocos o integrarão esse ano: o Ufal 50 anos e o AIQ BOM. A ideia dos dois blocos é divulgar para a sociedade duas grandes comemorações da Universidade – o seu Jubileu de Ouro e o Ano Internacional de Química. As camisetas para o bloco AIQ BOM estão à venda no Instituto de Química do Campus Maceió, no valor de R$10,00.