Variedade de cana ganha destaque na safra 10/11

Nova variedade agrada: porte ereto facilita o corte pela máquina colheitadeira e faz dela ótima opção

28/01/2011 11h18 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08

Fonte: Caderno Rural da Gazeta de Alagoas

Mais uma variedade de cana lançada no início do ano passado pela Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroalcooleiro (Ridesa) ganhou destaque na safra 2010/2011 em Alagoas. Técnicos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), ligados ao Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-açúcar (PMGCA), avaliaram como bastante rentável a variedade RB 931003, destinada especialmente à colheita mecanizada. A Usina Triunfo, localizada no município de Boca da Mata, já iniciou a primeira colheita da nova variedade e segundo o agrônomo Antônio Viveiros, pesquisador do PMGCA, o porte ereto é a maior qualidade da RB 931003, porque facilita o corte pela máquina colheitadeira. "O rendimento da 931003 em comparação a outras duas variedades, que não são RBs destinadas à colheita mecanizada foi excelente", avaliou.

Antônio Viveiros explicou que o diferencial de investir em variedades especialmente destinadas à colheita mecanizada está na produção. A cana que não apresentar um crescimento ereto dificilmente será captada pela máquina e levará mais matéria estranha para o processo de industrialização, o que ocasionará prejuízos. A RB 931003 é uma cana de meio e fim de safra.

Uma característica também destacada pelo agrônomo foi a alta produtividade agrícola na cana planta, soca e ressoca e ainda a tolerância à seca. "A colheita mecanizada apresenta algumas perdas, mas com variedades especificas para esse tipo de colheita as perdas são menores o que compensa o investimento", declarou. A Usina Triunfo possui há pouco mais de quatro anos uma unidade experimental do PMGCA que trabalha principalmente as características climáticas e de solo da região.