Reconstrução em AL é tema de TCC de estudantes paulistas

12/01/2011 09h18 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08
Enchentes castigaram Alagoas em junho de 2010

Ronaldo Lima - jornalista

Instituído pelo governo de Alagoas em 20 de junho do ano passado, com o propósito de dar assistência aos desabrigados e gestores dos 19 municípios atingidos pelas enchentes dos rios Mundaú e Paraíba, o Programa da Reconstrução é tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de dois estudantes de Jornalismo da Faculdade Mackenzie de São Paulo.

Carlos Eduardo Xavier e Fernando Celescuekci estão em Maceió, há uma semana, onde pretendem percorrer os municípios atingidos pelas enchentes do ano passado para coletar informações e fazer o registro fotográfico de famílias e das cidades após a tragédia que deixou aproximadamente 70 mil desabrigados e desalojados.

Nesta terça, no Palácio República dos Palmares, os estudantes conheceram as dependências onde funcionava a ‘Sala de Situação’ do Programa da Reconstrução. Durante duas horas, os estudantes coletaram as informações repassadas pela assessoria de comunicação do Programa sobre as ações desenvolvidas pelo governo de Alagoas em cada município afetado.

“Decidimos escolher Alagoas como tema do nosso TCC já que no período da tragédia, em junho, o país estava com olhos voltados para a Copa do Mundo. E isso impossibilitou que o tema tivesse um destaque maior na mídia no sul do país”, afirmaram Carlos Eduardo e Fernando.

Como explicaram, todo material fotográfico e textos servirão para a publicação de um livro sobre a tragédia e a reconstrução das cidades alagoanas. “Vamos sentir a realidade atual das famílias e como o governo vem atendendo as pessoas”, disse Carlos.

Como parte do currículo da disciplina ‘jornalismo e política internacional’, ofertada pela faculdade, a dupla de estudantes esteve fazendo a cobertura da tragédia do terremoto do Chile, no ano passado. “Foi uma experiência muito valiosa e que vai contribuir com a nossa formação. E agora estamos na região Nordeste para ver de perto os estragos de mais uma tragédia”, constata o estudante Fernando Celescuekci, responsável pela cobertura fotográfica.

Carlos Eduardo informou ainda que a receptividade deles em Alagoas está sendo excelente e o material de trabalho que servirá para a publicação do livro com fotos e reportagens dará uma boa ilustração para o que propõe o trabalho de conclusão do curso. “Nossa meta é concluir os trabalhos até o final de janeiro”.