Projeto de professor da Ufal pretende recuperar a produtividade do sururu


13/01/2011 10h04 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08
Sururu é fonte de renda para famílias ribeirinhas

Sururu é fonte de renda para famílias ribeirinhas

Publicado no jornal Tribuna Independente

Um projeto desenvolvido por um pesquisador da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) pretende apontar soluções para elevar a produtividade do molusco sururu no Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba, que ha várias décadas vem caindo.

Segundo o coordenador do projeto, professor Carlos Ruberto Fragoso Júnior, que tem Mestrado e Doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, entre os fatores que têm contribuído para a redução da produtividade de sururu está a poluição do complexo, por meio de efluentes domésticos e industriais, principalmente oriundos de indústrias do setor sucroalcooleiro e do polo químico.

Assoreamento

Outros fatores, de acordo com o pesquisador, são o assoreamento do sistema, devido ao processo erosivo nas bacias hidrográficas e aumento da produção de sedimentos, e a redução da salinidade das lagoas, provocada pelo estreitamento do con-tato entre estas e o mar.

"Por isso, o projeto pretende apontar soluções que possam reduzir o processo de degradação e aumentar a produtividade do sururu, que é fonte de renda para tantas famílias de ribeirinhos", destacou Carlos Ruberto Fragoso Júnior.

Ele explicou que uma das etapas do projeto consiste no monitoramento das lagoas, por meio de bóias adaptadas para verificar as variáveis ambientais, como condições químicas e meteorológicas.

Para definir alguns encaminhamentos do projeto, intitulado Açòes pára Recuperação da Produtividade do Sururu no Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba, foi realizada, na manhã desta quarta-feira (12), uma reunião na sede da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), que também contou com a presença de representantes da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan).