Por baixo conceito, MEC supervisiona 12 instituições de ensino superior de Alagoas

14/01/2011 09h06 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08
Ufal teve a melhor média do Estado

Carlos Madeiro – Tudo na Hora

Dados divulgados nesta quinta-feira (13) apontam que 12 instituições de ensino superior estão de Alagoas sob supervisão do Ministério da Educação (MEC), por conta do baixo IGC (Índice Geral de Curso). Elas podem ter o número de vagas reduzido ou mesmo serem descredenciadas nos próximos anos, caso não melhorem o desempenho de seus cursos de graduação.

Segundo o levantamento, que considera a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação de todo o país, nenhuma das instituições de Alagoas conseguiu nota superior a três. Ao todo, seis instituições de ensino alcançaram a nota (veja ranking completo abaixo) e outras 12 ficaram com conceito dois. Outras quatro não foram avaliadas porque não tinham cursos específicos usados pelo IGC ou não apresentam turmas concluídas.

Levando em conta conceito médio da graduação, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foi a melhor instituição de ensino superior do Estado, com nota 2,4319. A pior foi o Centro de Ensino Superior Arcanjo Mikael de Arapiraca (Cesama), com conceito 0,95.

Na edição 2009, foram levados em conta os conceitos do cursos de: Administração, Direito, Comunicação Social, Ciências Econômicas, Psicologia, Ciências Contábeis, Design, Turismo, Teatro, Música, Arquivologia, Biblioteconomia, Secretariado, Executivo, Relações Internacionais, Estatística, Tecnologia em Design de Modas, Tecnologia em Gastronomia, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão de Turismo, Tecnologia em Gestão Financeira e Tecnologia em Marketing, Tecnologia em Processos Gerenciais.

Veja o desempenho das instituições na avaliação