IQB comemora Ano Internacional da Química com novo Portal

Durante todo o ano de 2011 o Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) estará participando das atividades do Ano Internacional da Química (AIQ). Com ações voltadas para a comunidade em todo o estado alagoano como oficinas, caravanas, exposições e concursos de redação, o IQB pretende familiarizar o alagoano sobre os benefícios da química.

28/01/2011 09h54 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08
No Ano Internacional da Química, o Portal do IQB ganhou nova interface

O AIQ é uma iniciativa da Organização das NAÇÕES Unidas (ONU), através da Unesco, e da IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada) e será comemorado ao longo de 2011. Com o slogan Química: nossa vida, nossa futuro, o objetivo é celebrar as grandes conquistas da Química e sua contribuição para o bem-estar da humanidade, aproximando crianças, jovens e adultos através de atividades educativas e de divulgação da Química.

Deve-se investir em oportunidades de contato com informações sobre o mundo natural e tecnológico numa linguagem acessível, num contexto diferente das aulas tradicionais do ensino escolar, contribuindo para a reflexão, o espírito investigativo e para compreensão da relação que existe entre ciência, tecnologia e sociedade, e sobre a importância do conhecimento científico para o exercício da cidadania”, ressalta a professora Marília Goulart, coordenadora do AIQ na Ufal.

Em Alagoas, além da Ufal, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), a Secretaria de Ciência e Tecnologia de Alagoas, a Secretaria do Estado da Educação de Alagoas, e a Usina Ciências de Alagoas estão participando como parceiros do Ano Internacional da Química. O coquetel de lançamento do concurso, que abre o AIQ ocorreu nesta quinta-feira, 27, no Memorial à República, na Praia da Avenida. Todas as informações sobre o AIQ estão disponíveis no endereço eletrônico.

IQB ganha novo portal

No Ano Internacional da Química, o Portal do IQB ganhou nova interface.  Ele faz parte da política dos portais estabelecido pela Universidade com o intuito de padronizar as páginas virtuais da Ufal. Além do melhor aspecto visual, eles também pretendem dar maior autonomia as unidades para que estas gerenciem o próprio conteúdo.

Depois de construído o Portal, o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) capacita os servidores para que estes manuseiem o sistema sem grandes dificuldades. "É feito o treinamento inicial para que os servidores das unidades sejam responsáveis pela manutenção dos portais, depois acompanhamos e tiramos as dúvidas no uso da ferramenta”, explica Bruno.

Essas mudanças foram iniciadas no Portal da Ufal a partir de 2008, quando ficou instituída a criação dos Portais da Universidade, sob a plataforma Plone 2.55. “Na época foi montada uma arquitetura de informação básica para a implantação dos Portais da Ufal e das unidades. A criação desses portais seguiu a Portaria do MEC 2.864 de 24 de agosto de 2005 e também teve a recomendação da Capes, na formatação dos tipos de conteúdo”, explicou Alexandre Marinho, coordenador de Gestão de Informações.

Além do IQB, a Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar), a Faculdade de Medicina (Famed), a Faculdade de Odontologia (Foufal), a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac), a Faculdade de Nutrição (Fanut), o Instituto de Computação (IC) e Instituto de Ciências Sociais (ICS) já ganharem o formato padrão dos portais da Ufal. Atualmente também estão sendo construídos os portais do Centro de Tecnologia (Ctec), da Faculdade de Direito (FDA), do Instituto de Matemática (IM), e da Faculdade de Letras (Fale).