Durante as férias, Proex realiza os Cursos de Verão

11/01/2011 09h38 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08
Cuidadores estudaram o ECA

Roberta Batista e Wallace da Silva - estudantes de Jornalismo

Dois, dos nove cursos de verão da Universidade Federal de Alagoas, tiveram início nesta segunda-feira, 10.  O curso de Cuidadores de Criança, com aulas na Escola de Enfermagem e de Farmácia (Esenfar), foi iniciado pela manhã. Já as aulas do curso de Empreendedorismo, no bloco 13, foram iniciadas à tarde.

O coordenador de extensão, José Roberto Santos, explicou que o de Cuidadores de Crianças foi o mais procurado. Ele também ressaltou a possibilidade dos alunos deste curso serem encaminhados para uma vaga de emprego pelo Sine Alagoas.

O curso, que começou nesta segunda e vai até o dia 21, ofertou 30 vagas. Dos 30 inscritos, três são do sexo masculino. A bolsista do curso de Enfermagem, Pollyana Campos Lima, explica que durante as aulas os alunos aprendem teoria e prática sobre os pequenos. “As aulas abordam cuidados básicos com crianças, desde o estatuto até higiene”, diz a bolsista.

As aulas duram quatro horas por dia, com detalhes sobre todos os cuidados que devem ser tomados quando se trata de crianças. “Além de servir para quem toma conta das crianças da própria família, ajuda a quem está procurando emprego nessa área tão delicada que é tomar conta dos filhos alheios”, reforça Pollyana.

Josefa Ferreira trabalha numa creche comunitária no bairro do Clima Bom. Ela explicou que lida com 43 crianças e está no curso para melhorar o conhecimento. “Há seis anos trabalho com crianças e idosos. Gosto do que faço e com o curso uno o útil ao agradável”, disse a aluna.

Já o curso de Empreendorismo, ofertou 40 vagas, e será realizado de 10 a 14 de janeiro. No primeiro dia de aula, os alunos assistiram a um vídeo sobre “Emprego e Empreendedorismo”. Para o professor do curso, José Henrique da Silva, graduando em Contabilidade pela Ufal e integrante do Instituto Jovem Empreendedor, a importância do curso é a metodologia participativa que os alunos sugerem, a teoria similar, como a abertura de desafios com recursos limitados.

Participam do curso estudante de vários cursos das Ufal, e de outras instituições de ensino como Cesmac, inclusive alunos formados. “Na área do curso de Direito a variedade de conhecimento é importante para ampliar horizontes, por isso achei importante estar aqui”, explica o aluno Everton Alves, do Cesmac.

Os outros sete cursos de verão vão de 17 a 21 de janeiro: Prática Sutis: Consciência Corporal; Teoria da História Latino-americana; Dança (Gafieira e forró); Dança (Salsa e Zouk); Dança (Tango e Bolero) (30 vagas); Web Design (30 vagas); e Geoprocessamento Terraview.

Assista à matéria sobre os cursos.