Depois da festa, os feras devem fazer a matrícula

Entre os dias 3 e 4 de fevereiro, os 5193 aprovados nos três Campi da Ufal (Maceió, Arapiraca e Sertão) devem fazer a Matrícula Institucional dos Feras e Matrícula Acadêmica dos alunos que ingressarão no primeiro semestre de 2011.

14/01/2011 16h50 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08
Matrícula dos feras será nos dias 3 e 4 de fevereiro

Matrícula dos feras 2011

As matrículas serão feitas no sistema acadêmico e depois confirmadas nas unidades de cada fera. Caso os alunos aprovados não compareçam ao período de matrícula, o DRCA inicia as atividades para o preenchimento das vagas remanescentes, que ocorre entre os dias 16 e 18 de fevereiro. Todo o trabalho de matrícula dos “feras” e das vagas remanescentes é organizado pelo Departamento, que inicia um trabalho intenso, entrando em contato com os aprovados remanescentes do vestibular e estes são avisados sobre as datas das matrículas por e-mail e por telefone.

Maria do Carmo se emocionou ao se lembrar de um dos alunos que foi chamado para ocupar uma das vagas remanescentes de Medicina. “Na colação de grau, esse aluno lembrou a vez que eu liguei para ele, chamando-o para fazer a matrícula. Ele disse que aquela ligação mudou a vida dele”, relembra. O cronograma das matrículas dos feras está disponível em anexos abaixo.

Matrícula dos veteranos no fluxo individual até sexta, 21

O período de matrícula para os mais de 17 mil alunos da Ufal está aberto. Nos primeiros três dias, os alunos do Fluxo Padrão deverão escolher as disciplinas que desejam cursar. Logo após, será a vez dos alunos do Fluxo individual realizarem suas matrículas, nos dias 19 a 21 de janeiro. Mas para muitos ainda persiste a dúvida: “será que faço parte do fluxo individual ou padrão?”

Conforme o parágrafo 3º da Resolução 25/2005, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Federal de Alagoas, os alunos do Fluxo padrão são os “ingressantes e os que lograram aprovação em todas as disciplinas do período anterior”, já os alunos do fluxo individual são aqueles que “não lograram aprovação em todas as disciplinas do período anterior, os que trancaram matrículas em disciplinas, e os que estejam submetidos à adaptação curricular”, ou seja, o aluno que perdeu alguma disciplina está inserido automaticamente no fluxo individual.

A dúvida maior surge quando os alunos, que apesar de afirmarem estar aprovados em todas as disciplinas, não tiveram suas notas adicionadas ao sistema acadêmico pelo professor. “Nesse caso, os alunos devem procurar a Unidade Acadêmica para que as notas sejam adicionadas ao sistema”, esclarece Elza Maria da Silva, Pró-reitora de Graduação em exercício. “Mas no período de matrículas, os professores só podem adicionar as notas no sistema acadêmico no Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), pois durante essa semana o sistema está aberto apenas para os alunos”, acrescenta Maria do Carmo Viana, diretora do DRCA.