Concurso nacional homenageia alagoano precursor da Química Industrial

27/01/2011 15h52 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08
O concurso tem como tema "A vida e a obra de José de Freitas Machado"

Por Assessoria de Comunicação - Fapeal

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), juntamente com a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e do Ensino Superior (SECTI) e a Braskem lançam concurso de monografia com o tema "A vida e a obra de José de Freitas Machado", destinado a alunos de nível superior de todo o país. As inscrições poderão ser feitas até abril e o resultado sai em agosto. Os primeiros colocados serão premiados.

José de Freitas Machado era alagoano, de Pão de Açúcar, formou-se na Bahia e estudou em Paris. Considerado o precursor da química industrial no país, foi fundador e primeiro diretor da Escola Nacional de Química, hoje Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Em 1918, o então professor de Química da Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária, publicou um artigo intitulado Façamos químicos, onde cobra das autoridades públicas competentes a criação de uma escola superior para a formação de profissionais no país. O texto é considerado a certidão de nascimento dos cursos de Química no Brasil.

AIQ 2011

O Ano Internacional da Química (AIQ) é uma iniciativa da ONU, através da Unesco, e da IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada) e será comemorado ao longo de 2011. Com o slogan Química: nossa vida, nossa futuro, o objetivo é celebrar as grandes conquistas da Química e sua contribuição para o bem-estar da humanidade, aproximando crianças, jovens e adultos através de atividades educativas e de divulgação da Química.

O coquetel de lançamento do concurso, que abre o AIQ, aconteceu nessa quinta-feira (27), no Memorial à República, na Praia da Avenida.