Concerto e show pirotécnico marcam comemoração dos 50 anos

Neste domingo, dia 30, haverá uma grande festa para a sociedade alagoana, na praça Multieventos, na Pajuçara, com show de fogos e a apresentação da Orquestra de Câmara da Ufal e do Corufal, a partir das 18h.

19/01/2011 11h31 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08
Orquestra de Câmara da Ufal e Corufal se apresentam domingo

No dia 25 de janeiro, a Universidade Federal de Alagoas completou 50 anos de fundação com uma Missa em Ação de Graças, lançamento do selo comemorativo do Jubileu e o lançamento do Edital para o concurso do Hino Oficial da Ufal, no auditório do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV), no Campus Maceió.

Mas como não podia deixar de ser, a data será comemorada por toda a comunidade universitária ao longo do ano com eventos especiais. A programação foi organizada por uma comissão composta por professores e técnicos de setores estratégicos da Universidade e presidida pela reitora Ana Dayse Dorea, com a  coordenação geral da chefe de Gabinete, Maria José Messias.

Com a apresentação da Orquestra de Câmara e do Corufal, a Ufal continua a celebração dos seus 50 anos no próximo domingo, 30 de janeiro, às 18h, na Praça Multieventos, na praia de Pajuçara, em uma festa aberta a todos os alagoanos, turistas e comunidade acadêmica.

Criada em 1961, a Universidade vem cada vez mais amadurecendo o seu papel na sociedade, articulando ensino, pesquisa e extensão com o objetivo de promover o desenvolvimento social e cultural de Alagoas. Sendo assim, esse concerto afirma o compromisso da instituição com a promoção das linguagens artísticas. A arte ganha lugar no espaço acadêmico a partir da existência de equipamentos culturais como a Orquestra de Câmara da Ufal, criada em 1981, e o Corufal, em funcionamento desde 1973.

Nessa apresentação, o público será agraciado com um repertório que mescla música instrumental e peças cantadas, executando composições clássicas internacionais e de compositores alagoanos para brindar essa data especial, com regência e arranjos da Orquestra sob responsabilidade de Nilton Souza; e regência do Corufal por Gustavo Campos.

Repertório

Instrumental

* A Primavera (das Quatro Estações) Antonio Vivaldi

* O Danúbio Azul – J. Strauss Jr.

Com a participação do Corufal

* Maceió (Letra e Música de Lourival Passos; arranjo coro: Eraldo Trindade e Benedito Fonseca)

* Pajuçara (Letra e Música: Aldemar Paiva; arranjo coro: M. Bezerra)

* Das coisas da minha terra (Pout porri de músicas do repertório da cultura popular de Alagoas; arranjo coro:Islene Leite)