Começa a temporada de colação de grau

66 alunos de diversos cursos abriram a temporada de colação de grau de 2011. Na quarta-feira,12, a Pró-reitora de Graduação em exercício, Elza Maria Silva, conduziu a primeira formatura do ano, realizada no auditório do antigo Csau, no Campus Maceió. Geralmente coordenada pelo vice-reitor Eurico Lôbo, a Colação de Grau de Gabinete, como é conhecida, é escolhida por alunos que necessitam se formar antes de sua turma, após terem passado em concursos e programas de pós-graduação.

14/01/2011 14h14 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08
Formandos e familiares lotaram auditório do antigo Csau na última quarta-feira, 12

Jhonathan Pino - jornalista

"Para isso, os alunos devem entrar com o requerimento de antecipação de Colação de Grau e dar entrada no Protocolo, no térreo do prédio da Reitoria, antes do término do ano letivo. O documento deve ser endereçado ao Pró-reitor de Graduação", esclarece Maria do Carmo, diretora do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA). Esse requerimento só é necessário para aqueles alunos que querem antecipar sua colação.

No caso dos alunos que apenas querem colar grau em data diferente de sua turma, estes devem dar entrada ao processo de colação de grau individual em um prazo de 15 dias. "Para isso, o aluno deve estar com o Histórico Integralizado: todas as notas e disciplinas finalizadas", acrescenta Maria do Carmo. Normalmente, 60 concluintes colam grau a cada colação de gabinete. Ainda este mês, ocorre nova colação, no dia 26 de janeiro.

Turmas dos cursos de saúde são os primeiros formandos de 2011

Bem mais movimentado é o calendário de Colação de Grau das turmas em janeiro. Na última sexta-feira, 14, o curso de Medicina foi o primeiro a colar grau. Nutrição, no dia 19, Enfermagem, no dia 20, e Odontologia, 21, completam o calendário. No caso de colação de turmas, os alunos devem dar entrada de colação de grau no DRCA até 30 dias antes do evento.

Ao todo, 2013 alunos colaram grau na Ufal em 2010. O acréscimo no número de concluintes em relação a 2009 se deu com a primeira Colação de Grau do Campus Arapiraca e das três Unidades de Ensino (Penedo, Palmeira dos Índios e Viçosa) no dia 15 de setembro, quatro anos após a implantação do Campus na cidade. No mesmo dia houve a colação dos cursos de Educação Física, Administração, Biologia, Química e Física.

"Ao contrário do que acontece com muitas universidades, ao colar grau, o formando recebe o diploma no mesmo dia. É feito todo um trabalho para que a vida do concluinte seja facilitada para que este possa dar prosseguimento a sua pós-graduação ou apresentação do certificado em concursos", finaliza Maria do Carmo.