Audiolivro: encontro entre a memória e a imaginação

O projeto consiste na realização, durante um dia e meio, de uma oficina gratuita para criação, produção e reprodução de um audiolivro com histórias ficcionais nos municípios de Arapiraca, Taquarana e Piranhas, em Alagoas, e Curvelo, em Minas Gerais, pertencentes ao Programa Territórios da Cidadania. As oficinas contam com o apoio das prefeituras municipais e de instituições culturais dessas cidades.

31/01/2011 10h37 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08
Participantes são convidados a contar suas histórias

Participantes são convidados a contar suas histórias

Independente do nível de estudo e da condição socioeconômica, cada pessoa tem uma história para contar. Partindo daí, nasceu o projeto Audiolivro – Encontro entre a Memória e a Imaginação, de autoria da escritora alagoana Simone Cavalcante que, recentemente, foi um dos contemplados do edital Bolsa Funarte de Circulação Literária. No total, 50 propostas foram selecionadas em todo o país, sendo 10 da região Nordeste, numa iniciativa que conta com a parceria do Ministério da Cultura.

A proposta tem como público-alvo grupos tradicionais (trabalhadoras rurais, destaladeiras de fumo, quilombolas, bordadeiras, etc) e professores da rede pública de ensino, e pretende atingir um público total de 160 pessoas. No primeiro dia da oficina, os participantes receberão informações técnicas sobre as origens do audiolivro no Brasil e no mundo e as diferentes formas de gravação. Em seguida, terão acesso a informações e exercícios práticos sobre a utilização o programa Audacity - um software de uso livre para gravar e editar áudios – bem como a um CD contendo as orientações de instalação do programa, uma pasta com efeitos sonoros e um arquivo com uma vídeo aula, além de um guia para produção de audiolivro. Depois haverá um momento voltado a técnicas de narração (entonação, pausa, emotividade) e de sensibilização musical, em que serão explorados os efeitos sonoros de diferentes objetos.

Em cada oficina, os participantes serão distribuídos em 8 grupos de 5 pessoas, entre jovens e adultos. Juntos, membros de grupos tradicionais e professores terão a oportunidade de compartilhar, nas rodas de produção literária, suas visões de mundo, revelando fatos reais ou fictícios marcantes na sua vida (lendas, mitos, cantigas, acontecimentos, etc.). Esses fragmentos de memória servirão de base para a construção de histórias imaginárias, de curta duração, pelos grupos formados que serão gravadas, editadas e reproduzidas num audiolivro personalizado, sob a forma de CD coletânea com 8 faixas. No final, cada participante receberá uma cópia desse audiolivro.

Além dos quatro audiolivros produzidos nas oficinas, o projeto prevê a edição e a impressão de um livro relatando a experiência, que conterá um pequeno resumo das ações desenvolvidas nas oficinas, fotografias e uma breve descrição dos municípios selecionados vistos pela ótica dos Territórios da Cidadania. Os exemplares do livro serão distribuídos para bibliotecas públicas, salas de leitura e instituições culturais dos municípios contemplados.

Ao compreender as etapas de criação, produção e reprodução de um audiolivro com histórias ficcionais, os participantes estarão aptos também a experimentar esse suporte para a divulgação de outros conteúdos, principalmente aqueles ligados à história de suas comunidades e a práticas e ofícios cotidianos, a exemplo de modos de fazer, narrativas grupais, cantos de trabalho, informações educativas. Pelo baixo custo de produção e pela facilidade de uso, o audiolivro torna-se, dessa forma, um grande aliado para valorização e divulgação de saberes e fazeres e para a diversidade sociocultural dessas comunidades.    

Perfil dos municípios selecionados

Arapiraca: localizada no agreste do Estado, a cidade possui 202.398 habitantes (IBGE, 2007). Sua economia está apoiada, entre outros setores, na agricultura industrializada e metade de sua população economicamente ativa participa de formas associativas (comunitária, sindical ou cooperativa). Destacam-se como grupos tradicionais as trabalhadoras rurais e as destaladeiras de fumo, estas últimas, com sua cantiga à moda da poesia medieval, formam uma atração respeitada, há mais de um século, no universo cultural do município.  

Piranhas: localizada no sertão, na margem esquerda do Rio São Francisco, a cidade possui 23.910 habitantes (IBGE, 2007). Sua economia se baseia, entre outros segmentos, no turismo, principalmente após a construção da Hidrelétrica de Xingó, na década de 80. As bordadeiras formam um grupo tradicional muito conhecido do lugar, sobretudo, aquelas que vivem no povoado de Entremontes, distrito de Piranhas.

Taquarana: localizada no agreste do Estado, a cidade possui 18.157 habitantes (IBGE, 2007). Sua economia está apoiada numa agricultura diversificada. O grupo tradicional que se destaca no lugar é o dos quilombolas. Existem três comunidades quilombolas reconhecidas no município: Mameluco, Poços do Lunga e Passagem do Vigário.

Curvelo: localizada no sertão do Estado, a cidade possui 71.611 habitantes (IBGE, 2007). Sua economia está sedimentada na agropecuária e na indústria têxtil. O grupo tradicional que se destaca no lugar é o dos quilombolas. Existem duas comunidades quilombolas reconhecidas no município: Baú e Passar de Pedra.

Programação das oficinas

Tempo previsto de duração de cada oficina é de 12h, durante o sábado e domingo, com a seguinte programação: 8h, credenciamento dos participantes, apresentação do projeto,  que é um audiolivro, tirando sons dos objetos, as possibilidades do programa Audacity, roda de conversa – memória e imaginação se misturam, almoço, 13h, 2ª Roda de conversa – escrita literária* (texto com 1 lauda, no máximo 40 linhas, 14h30, gravação das histórias. As histórias serão construídas coletivamente, sendo assim, no caso de existirem pessoas ainda não alfabetizadas entre os participantes, estas terão a ajuda, dentro do seu grupo, de membros alfabetizados para transcrever os fragmentos de sua memória que serão utilizados na construção do texto ficcional.

No segundo dia, domingo, a partir de 8h30, como editar minha própria história, 11h, como reproduzir minha história no CD (incluindo a produção da capa do CD), 12h30, entrega das cópias do CD coletânea entre participantes, encerramento das atividades do projeto

Sobre a Equipe do projeto

Serviço

5 e 6 de fevereiro, em Piranhas  – Escola  Ivan Fernandes Lima. Rua Maravilha, s/n, Vila Alagoas  - Xingó  

12 e 13 de fevereiro, em Arapiraca –  Escola em Tempo Integral Pontes de Miranda. Rua Lino Roberto, s/n - Santa Edwigem.

26 e 27 de fevereiro, em Taquarana  – Escola Menino Jesus de Praga, comunidade quilombola Mameluco

26 e 27 de março, em Curvelo – Centro Cultural de Curvelo. Praça Central do Brasil - Centro

Telefones de contatos: 9302 1099 (Simone), 9921 1989 (Claudia), 9604 0739 (Janeo)

E-mails: simonecavalcantee@gmail.com / claudiallins@hotmail.com / jjjamorim@hotmail.com