Ano Internacional da Química: concurso fará biografia de alagoano fundador do curso

26/01/2011 10h17 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08
José de Freitas Machado foi um dos fundadores da Escola Nacional de Química

Por Thayanne Magalhães - Primeira Edição

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu 2011 como o Ano Internacional da Química. Como parte das comemorações será lançado um edital para um concurso de monografias sobre a vida de José de Freitas Machado.

O coquetel de lançamento do Edital Público que instituirá o Concurso Nacional para a publicação de um livro sobre a vida de José Freitas Machado será nesta quinta-feira, 27 de janeiro, às 17h, no Memorial à República, localizado na Praia da Avenida.

José de Freitas Machado é natural de Pão de Açúcar e foi um dos fundadores da Escola Nacional de Química, atual curso de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Este é um nome importante para o desenvolvimento da química no Brasil e, o objetivo do edital é dar visibilidade e não deixar no esquecimento mais um alagoano com relevantes serviços prestados ao país. A iniciativa do concurso é da Braskem.