Ufal aprova Especialização em Ciências Ambientais

17/12/2010 10h00 - Atualizado em 13/08/2014 às 02h33
Segundo o prof. José Gomes, as inscrições serão abertas em janeiro de 2011

Diana Monteiro – jornalista

O Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) aprovou, no último mês de novembro,  o Curso de Pós-graduação lato sensu em Ciências Ambientais que deve abrir inscrições no mês de janeiro de 2011, ofertando 40 vagas. O curso tem a coordenação do professor José Gomes Chaves, do Instituto de Geografia e Meio Ambiente (Igdema) e se destina a graduados em áreas como Geografia, Biologia, Meteorologia, Agronomia e áreas afins.

O professor José Gomes informa que, apesar da pós-graduação ter sido aprovada para execução no Campus Maceió, há a possibilidade de funcionar no Campus do Sertão. “Estamos discutindo com a prefeitura de Santana de Ipanema para que o curso se instale na Unidade de Ensino da Ufal no Sertão”, frisa o coordenador.

"O Curso de Especialização em Ciências Ambientais tem como objetivo estudar as ações que vêm sendo desenvolvidas no semi-árido alagoano, bem como implementar pesquisa experimental com florestas energéticas para recuperação de áreas degradas, Canal do Sertão, entre outros", esclarece José Gomes.

Inscrições e parcerias

A Propep parabeniza o Igdema pela aprovação do curso e alerta que em breve passará por análise nas instâncias necessárias, no Conselho da Unidade, Câmara Acadêmica e no Consuni. "Apenas após análise e aprovação haverá abertura de inscrição e o processo seletivo", diz o pró-reitor Josealdo Tonholo.

O curso é presencial e transcorrerá de março a junho de 2011 com as atividades teóricas e práticas. De julho a dezembro de 2011 é o período definido para elaboração, desenvolvimento e apresentação da monografia.  “As aulas serão de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. Integram o corpo docente 10 professores, dois deles  dentro do intercâmbio firmado entre a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e a Embrapa do semi-árido de Petrolina (Pe) e os demais da Ufal”, destaca José Gomes. A pós-graduação conta com o apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

As inscrições serão feitas pelo sistema on-line, através do site da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), responsável também pela seleção dos participantes do curso. Mais informações no Igdema, através do telefone 3214-1446 (coordenação do curso) ou via e-mail jgomeschaves@hotmail.com.