Parceria Sesau e Ufal garante mais leitos de UTI no SUS

20/12/2010 12h56 - Atualizado em 13/08/2014 às 02h33

Fonte: Agência Alagoas

Mais leitos na rede à disposição do usuário. Com a parceria firmada entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário (HU) ganhou reforma e ampliação no número de leitos, passando de seis para dez,  sendo um destinado para isolamento de pacientes.

De acordo com o secretário da Saúde, Herbert Motta,  que esteve presente a solenidade de inauguração, nesta sexta-feira (17), a iniciativa permite aumentar os procedimentos de média e alta complexidade, visando atender aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), com maior segurança e qualidade. A reitora da Ufal, Ana Deyse Dórea, também participou do evento.

Motta salientou que o projeto é expandir a parceria entre a Sesau e a Ufal, já que o resulto do trabalho integrado tem sido bastante positivo para a população. “Estamos investindo no HU, porque sabemos que esta unidade hospitalar é uma referência, seja no atendimento ou na formação dos profissionais de saúde”, ressaltou.

De acordo com o diretor do HU, Paulo Teixeira, foram investidos R$ 130 mil. Desse total, R$ 80 mil foram provenientes da Ufal, que realizou a readequação física. Os outros R$ 50 mil foram repassados pela Sesau, que foram utilizados para a aquisição das camas a serem utilizadas nos leitos da UTI Geral.

“Já temos uma parceria com a Ufal e, por conseqüência, com o HU, visando estruturar a unidade, que é uma referência em saúde pública para Alagoas. Nesta sexta-feira, concluímos mais um passo deste projeto de integração, já que a ampliação dos leitos da UTI Geral irá possibilitar que mais alagoanos possam ser submetidos a procedimentos cirúrgicos, diminuindo as lista de espera”, destacou Herbert Motta, ao agradecer a reitora da Ufal, Ana Dayse Dória e o diretor do HU, Paulo Teixeira.

Reconhecimento – O diretor do HU, Paulo Teixeira, e a reitora da Ufal, Ana Dayse Dória reconheceram em seus pronunciamentos que a parceria com a Sesau tem sido muito positiva. E graças ao trabalho integrado já foi concretizada a reestruturação e expansão da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) do HU. “Quero agradecer a todos os profissionais que têm sido verdadeiros guerreiros e ressaltar que esta conquista só foi possível graças aos esforços conjuntos entre Ufal e Sesau”, evidenciou o diretor do HU.

Parceria na UCI - A reforma dos 19 leitos da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) do HU – cujos recursos foram garantidos pelo Governo do Estado foi concluída também este ano. A obra fez parte de um convênio firmado entre a Sesau e a Ufal e foram investidos R$ 120 mil, segundo informações da diretora de Ações Estratégicas da Sesau, Marta Celeste.