Fapeal completa vinte anos e homenageia fundadores e cientistas

17/12/2010 10h36 - Atualizado em 13/08/2014 às 02h33
A Fapeal completou 20 anos em setembro

Shirley Nascimento – assessoria Fapeal

A Fapeal, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, completou vinte anos em setembro, mas as comemorações foram adiadas para este mês, por causa das eleições. Na próxima segunda-feira, 20, a partir das 19h30, na Casa da Palavra, diante de uma plateia de familiares, autoridades e pesquisadores, vinte e oito cientistas e personalidades ligadas à história da entidade receberão a Comenda e o Diploma do Mérito Fapeal, conferidos pela primeira vez. Entre os homenageados, os pioneiros, responsáveis pela criação e implantação do órgão, funcionários mais antigos, ex-presidentes e cientistas que prestaram relevantes serviços à entidade e realizaram pesquisas de destaque no contexto alagoano.

Criada pela Lei Complementar nº 5, de 27 de setembro de 1990, como entidade jurídica de direito privado, passou à fundação de direito público em 2002, com a reforma administrativa do Estado. A Fapeal é gerida por um conselho superior composto por onze membros, dos quais seis são doutores indicados pela comunidade científica, quatro são indicados pelo Governo do Estado e um é o secretário de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação. Onze presidentes já passaram pela entidade, tendo sido o primeiro o médico e político José Medeiros. Sua manutenção é garantida através do art. 216 da Constituição do Estado de Alagoas, que determina que os recursos orçamentários serão no montante de pelo menos 1,5% da receita estimada anual do Estado.

A Fapeal é a gestora local de diversos convênios mantidos com agências de fomento nacionais como CNPQ, Capes e Finep, além de Ministérios do Governo federal, como o da Saúde, sendo responsável pelas contrapartidas de recursos do Estado, nesses casos. Presidida atualmente pelo também médico Tadeu Muritiba, é a maior e mais importante agência de fomento à formação de recursos humanos de alto nível em Alagoas, financiando desde jovens ainda no ensino médio, através de um programa de iniciação científica com estudantes de escolas públicas, o Pibic Jr, até as pesquisas mais complexas desenvolvidas nas universidades alagoanas.

Durante os últimos 20 anos, a Fapeal tem contribuído com o desenvolvimento de Alagoas, através da concessão de recursos para a realização de pesquisas como a que erradicou a filariose – também conhecida como elefantíase – de Maceió, coordenada pelos pesquisadores Gilberto Fontes e Eliana Rocha. Outra iniciativa que contou com o apoio da fundação desde o início foi a implantação do Laboratório de DNA Forense, hoje um centro de referência reconhecido nacionalmente, com atividades de pesquisa e ensino na área de genética forense e sob a responsabilidade do doutor Luiz Antônio Ferreira.

Os Arranjos Produtivos Locais, APLs, e as pesquisas de políticas para o Sistema Único de Saúde, SUS, também contam com recursos da Fapeal, através de bolsas para os diversos níveis de técnicos e pesquisadores. Outras formas de apoio são os auxílios à pesquisa e recursos para projetos especiais e organização de eventos científicos e outros como o Alagoas Digital, este em parceria com o Itec, Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas. A Fapeal também foi a responsável pela entrada de Alagoas na rede mundial de computadores, sendo gestora do Ponto de Presença (PoP) da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) no Estado.

Na área cultural, destaca-se a iniciativa da elaboração de calendários temáticos há oito anos, resultado de pesquisas coordenadas pelo historiador Douglas Apratto e que também geraram livros, o que tem colaborado com a formação de uma bibliografia sobre aspectos ainda poucos conhecidos da História e cultura locais. O calendário de 2011 foi lançado no último dia 10, com o tema A presença holandesa em Alagoas. No próximo ano, projetos como a Cidade Digital e o Cais Tecnológico, desenvolvidos em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (SECTI), que já saíram do papel, devem tomar corpo. A Fapeal possui sede própria desde 2006, situada à rua Melo Moraes, 354, Centro. O site é www.fapeal.br e o telefone para contato, 82.3315-2200.

Confira os homenageados com o Diploma de Mérito da Fapeal e a Comenda de Mérito Fapeal.