Campus do Sertão implanta Projeto de Agência de Comunicação

Instalado na cidade de Delmiro Gouveia há pouco menos de um ano, o Campus do Sertão vem se firmando no desenvolvimento de seus alunos, professores e também da sociedade local. Visando maior registro e divulgação das atividades que acontecem nos cursos de graduação de Delmiro Gouveia e Santana de Ipanema, o Projeto de extensão ComunicaSertão está sendo implantado como Agência de Comunicação.

20/12/2010 12h46 - Atualizado em 13/08/2014 às 02h33
Ações desenvolvidas no Campus do Sertão serão foco do periódico

O ComunicaSertão surge como um meio de pensar e executar ações de comunicação visando encurtar a distância entre a comunidade acadêmica e sociedade. Isto será possível, principalmente, por meio de divulgação das atividades que são realizadas pelos vários cursos.  Entre as metas do projeto estão a de manutenção de um quadro de avisos e elaboração do Informativo ComunicaSertão, já com segunda edição lançada.

O trabalho voltado à comunidade externa objetiva torná-la informada de assuntos de seu interesse sobre os cursos de graduação em funcionamento no Campus do Sertão, projetos de extensão voltados ao desenvolvimento social, cultural e econômico da região. Segundo os autores do Projeto de Extensão, a partir do momento em que a sociedade passa a ter maior conhecimento do que se trata e do que acontece dentro da universidade, ela sai beneficiada por ter a chance de se apropriar daquilo que, de fato, é dela: a instituição pública de ensino.

Ascom reforça ações de comunicação no interior

A Agência de Comunicação em funcionamento no Campus do Sertão vem reforçar as ações da área sob a responsabilidade da Assessoria de Comunicação (Ascom), através do Projeto Agentes de Comunicação. Implantado inicialmente no Campus Arapiraca e unidades de ensino, e a partir de 2010 no Campus do Sertão, o projeto vem se consolidando na divulgação das notícias científicas e de eventos do  interior.

Para a assessora de comunicação, Márcia Rejane de Alencar, a produção de notícias através do projeto Agentes de Comunicação dinamizou ainda mais as ações de comunicação atendendo a uma demanda crescente de divulgação. “Acompanhamos de perto as atividades dos campi - eventos e projetos de extensão e de pesquisas -com divulgação no portal www.ufal.br e na imprensa local”, frisa a jornalista.

Para o trabalho de comunicação nos campi do interior a Ascom dispõe de uma equipe formada pela jornalista Diana Monteiro e os bolsistas de Jornalismo Roberta Batista e William Correia. “Em nossas rotinas acessamos diariamente o e-mail dos Agentes de Comunicação (agentesdecomunicacao17@yahoo.com.br), para acompanhamento das sugestões, produção de fotos, mantemos também contatos com pesquisadores por telefone, visando a elaboração de matérias para divulgação”, destacam William e Roberta.

A jornalista Diana Monteiro acrescenta que, para 2011 estão programadas novas ações para consolidar o trabalho de comunicação. “O objetivo é trabalhar em consonância com os campi para tornar dinâmico o fluxo de informação, envolvendo a Assessoria de Comunicação e a comunidade acadêmica, fontes de notícias fundamentais para o sucesso do projeto”, afirma Diana.