Pierre Lévy participa do Simpósio Hipertexto em Recife

25/10/2010 08h47 - Atualizado em 02/05/2024 às 16h01

Karla Vidal - jornalista

Do hipertexto opaco ao hipertexto transparente (L'hipertexte Opaque À L'hypertexte Transparente). Este é o título da conferência de abertura do 3º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação que será realizado nos dias 2 e 3 de dezembro deste ano, no Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco.

A conferência, que será proferida em inglês com o título From the opaque to the transparent hypertext pelo filósofo Pierre Lévy, acontecerá no final da tarde do primeiro dia de atividades do evento, na concha acústica da UFPE.

Esta será a primeira vez do pesquisador francês em solo pernambucano. Lévy, que é professor titular da cadeira de “Pesquisa em Inteligência Coletiva” da Universidade de Ottawa, no Canadá, já esteve no Brasil em eventos que aconteceram em São Paulo e no Rio Grande do Sul. Em 2008, o filósofo também esteve na Bahia onde realizou palestra no Teatro Castro Alves, na capital Salvador.

Em 2010, o Simpósio Hipertexto chega a sua terceira edição levando ao público o resultado de pesquisas concluídas e revelando os caminhos percorridos pelos estudos em andamento nas mais variadas áreas que utilizam as tecnologias digitais de informação e comunicação para desenvolvimento de novas formas de aprendizagem. Com foco na utilização das Redes Sociais, como ferramentas potencializadoras do ensino e da aprendizagem, o Simpósio visa contribuir para o desenvolvimento de mais este tema específico de pesquisa.

Dirigido a professores, alunos e pesquisadores, o Simpósio é uma promoção do Núcleo de Estudos em Hipertexto e Tecnologias na Educação da Universidade Federal de Pernambuco (Nehte/UFPE) e da Associação Brasileira de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional (Abehte).

Em 30 de setembro foram encerradas as inscrições para apresentação de trabalhos. No ar desde o dia 1º de julho, o website do evento já recebeu mais de 600 inscrições, destas cerca de 400 nas modalidades para apresentação de trabalho, um número recorde em relação às edições anteriores.

Buscando garantir o acesso dos interessados à conferência do professor Pierre Lévy, as vagas para participação de ouvintes foram ampliadas e continuarão abertas até o próximo dia 30 de outubro. Mais Informações no website.