II Feira de Setores e Serviços do HU fará cadastro de doadores de medula óssea

27/10/2010 08h36 - Atualizado em 02/05/2024 às 16h01
Oficina de culinária vegetariana foi uma das atividades da semana

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza nesta quinta-feira, 28, no Hospital Universitário mais uma etapa da campanha para cadastrar doadores voluntários de medula óssea. Com a ajuda dos profissionais do Banco de Sangue do hospital, a equipe também fará o trabalho de sensibilização de funcionários e público externo para a importância da doação desse tipo de tecido. A campanha começa às 8 horas, imediatamente após a montagem da estrutura para cadastrar e coletar sangue dos participantes, os futuros doadores.

O transplante de medula óssea é a única esperança de cura para a maioria dos portadores de doenças que afetam o sangue. Infelizmente, as chances de localizar uma medula compatível é de uma em cada cem mil, daí a necessidade máxima de doadores cadastrados. A medula é a matriz do sangue, ela contém as células mães que dão origem aos componentes do sangue, glóbulos vermelhos, brancos e as plaquetas. Ela se localiza na parte interna dos ossos (conhecida como tutano), mas não tem nada a ver com a medula espinhal. Esta última é composta por tecido nervoso e ocupa espaço dentro da coluna vertebral.

O cadastro de doadores voluntários é feito através do preenchimento de uma ficha cadastral e da retirada de uma pequena quantidade de sangue (5 ml). Esse sangue será avaliado e o resultado dos testes enviado posteriormente para o Registro de Doadores Voluntários de Medida Óssea (Redome). Os dados serão cruzados com os dos receptores e, caso seja compatível, outros exames serão solicitados. Somente após isso é que o doador cadastrado passará por uma avaliação em seu estado de saúde e se transformará em doador de fato.

Esta etapa da campanha do Hemoal no Hospital Universitário foi viabilizada em parceria com o Banco de Sangue, um item na programação da II Feira de Setores e Serviços do HUPAA, evento que acontece durante toda esta semana na instituição.

Para se cadastrar como doador voluntário de Medula Óssea é preciso ter entre 18 e 55 anos de idade e estar em bom estado de saúde. Os interessados devem comparecer com um documento de identidade e comprovante de endereço. Fora essas campanhas externas, o Hemoal faz diariamente o cadastro de doadores voluntários em sua sede, que fica na Rua Jorge de Lima, 58, no Trapiche da Barra, em Maceió.

Comunidade partircipa das atividades

A II Feira de Setores e Serviços do Hospital Universitário tem atraído pessoas das comunidades existentes no entorno do hospital, apesar do evento ser direcionado ao público interno. Estandes, como o da Anatomia Patológica, com exposição de órgãos, fetos e outras peças estudadas no setor chamam a atenção dos visitantes e movimenta a Feira, que foi aberta na segunda-feira com o propósito de divulgar e valorizar a produção dos setores e integrar os funcionários da instituição.

Na terça-feira, os visitantes conferiram procedimentos e funcionamento de setores como Banco de Olhos, Radioterapia e Núcleo de Educação Permanente (NEP) da instituição, criado em setembro deste ano para incentivar e apoiar a reflexão crítica sobre os processos de trabalho e de aprendizagem do hospital.

Vídeos, material impresso e de uso dos setores são utilizados para facilitar a absorção das informações pelos visitantes. Além dos estandes, a Feira realiza oficinas diariamente. O público participou da oficina de culinária vegetariana, tendo como instrutora a jornalista Jacqueline Freire. Além de divulgar essa prática cada vez mais difundida, a oficina desmitificou a cultura vegana, mostrou receitas, divulgou obras sobre o tema.Nesta quarta-feira, a exposição foi dos setores de Radiologia, Direção de Ensino, Setor de Compras, Coordenação de Desenvolvimento Institucional e Núcleo Hospitalar de Epidemiologia.