Embaixador do Itamaraty participa da Semana de Geografia

25/10/2010 11h39 - Atualizado em 02/05/2024 às 16h01

Roberta Batista – estudante de jornalismo

Tem início nesta segunda-feira, 25, e se estende até a sexta-feira, 29, a Semana de Geografia (Semageo). Com o tema “Alagoas e os novos cenários mundiais”, a 11ª edição do evento conta, logo em sua abertura, com a presença do economista Cícero Péricles para debater sobre As enchentes em Alagoas: a origem do desastre. As atividades do evento ocorrem no auditório da Faculdade de Medicina (Famed).

A finalidade da Semageo é oferecer informações sobre as pesquisas desenvolvidas no Curso de Geografia da Universidade Federal de Alagoas. Para isto, foram definidas palestras, minicursos, oficinas e espaço de debate que contribuam para a socialização da produção gerada na Universidade.

Nesta segunda-feira, 25, a abertura solene acontece às 15h30. Em seguida, Cícero Péricles participa da mesa de abertura, às 16h, juntamente com as professoras Ana Paula Lopes e Nivaneide de Melo. Às 20h, o pesquisador Luís Carlos Molion apresenta a temática “Alagoas e os novos cenários mundiais”. Contando também com a participação da professora Marta da Silveira Luedmann.

A quarta-feira, 27, terceiro dia do evento, é composta por duas mesarredondas: “Tendências econômicas e sociais: Brasil, Nordeste e Alagoas” com os professores Marco Aurélio da Silva, da Universidade do Sagrado Coração, e, Janesmar Camilo Mendonça, da Universidade Estadual de Alagoas, às 15h; e “Novos cenários mundiais e a relação sociedade natureza”, realizada pelos docentes, Antônio Carlos Correia, da Universidade Federal de Pernambuco, Flávio Nascimento, da Universidade Federal de Fluminense, e, Paulo Petter, da Ufal.

A conferência de encerramento ocorre na sexta-feira, 29, proferida pelo embaixador do Itamaraty, Amaury Porto de Oliveira, que trata do tema “Novos cenários mundiais”. Sob a coordenação do professor da Ufal, José Vicente Ferreira, a exposição ocorre, às 19h.

Mais informações na programação em anexo e através do blog