Diferentes sotaques marcam a posse de mais cinco servidores

Bahia, São Paulo e Paraná são as origens dos novos professores do Campus Arapiraca, que tomaram posse na tarde desta quarta-feira, 27. Moreno Pereira saiu de São José do Rio Preto, Sandra Monegalha, de Maringá e Israel Costa, de Salvador. Juntos a eles estavam Fernando Meireles, novo professor do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca) que saiu da capital paulista, e Daniela Martins, única alagoana do grupo.

29/10/2010 09h40 - Atualizado em 02/05/2024 às 16h01
Israel Costa, Fernando Meireles e Sandra Monegalha (à direita) já se adaptaram ao Estado alagoano

Jhonathan Pino - jornalista

Com exceção de Daniela, os docentes conheceram Alagoas apenas no período do concurso, quando vieram para a realização das provas no primeiro semestre deste ano. Segundo os professores, não existe dificuldade de adaptação, mas Moreno, que será professor do Curso de Matemática do Campus Arapiraca, revela que não está sendo fácil encontrar uma moradia: “Lá em Arapiraca, existe uma especulação imobiliária muito grande. Quando encontramos uma casa, ela fica longe da cidade, e nesse caso a deficiência nos transportes atrapalha bastante.”

Porém, estas dificuldades são deixadas de lado quando as oportunidades que surgem são maiores: “na região sul e sudeste, os concursos são voltados para professores adjuntos, que somente são ocupados por doutores; aqui, no Nordeste, ainda há concursos para professores assistentes, por isso eu tive a possibilidade de fazer o concurso da Ufal”, disse Sandra, que será professora do Curso de Pedagogia no Campus Arapiraca.

A Reitora Ana Dayse Dorea, que empossou os novos servidores juntamente com o vice-reitor Eurico Lôbo, ressaltou os desafios enfrentados pelos professores: “a missão de ser professor é desafiadora; e quem vai para o interior o desafio é maior ainda, pois é tudo muito novo e a ansiedade por avanços é muito grande. Porém, vocês vão lidar com a formação de estudantes que dificilmente estariam na Universidade se não houvesse a interiorização”, ressaltou Ana Dayse.

Israel Costa, que será professor de Produção do Conhecimento no Campus Arapiraca falou sobre suas pretensões em Alagoas: “O Brasil é o segundo país a oferecer a Filosofia no ensino básico e médio no mundo, por isso eu gostaria de me empenhar para suprir a demanda de ensino da disciplina no país, começando por Arapiraca, com a formação de professores que já ensinam, mas não têm o título. Mas para isso o ideal seria a implantação de um curso de graduação na região, e eu estou aqui para lutar para que isso ocorra”, disse Israel.

O vice-reitor enfatizou o desempenho dos professores no interior alagoano: “O processo de interiorização da Universidade é um projeto de sociedade; estamos construindo uma nova história do estado Alagoano”, acrescentou Eurico.

Servidora empossada segue tradição da família na Ufal

A nova professora da disciplina de Cardiologia da Faculdade de Medicina, Daniela Martins, é filha do médico do Hospital Universitário, Luciano Lessa e sobrinha de Nilza Martins, ex-diretora do antigo Centro de Ciências da Saúde (Csau). “Para mim é um momento de muito orgulho estar aqui  após muito empenho pessoal. Por isso espero fazer jus a esse papel, contribuindo para a formação dos futuros alunos”, disse Daniela.

Leia também: Campus Arapiraca, Cedu e Ichca têm novos professores.