IV Encontro dos Servidores da Ufal vai debater as conquistas e desafios da gestão de pessoas

As inscrições já estão encerradas

29/09/2010 16h47 - Atualizado em 13/08/2014 às 02h15
Leila Navarro fala sobre motivação em palestra

Lenilda Luna, jornalista, e Roberta Batista, estudante de Jornalismo

O IV Encontro dos Servidores da Ufal será realizado nestas quinta e sexta-feira, 14 e 15 de outubro, no Hotel Radisson, na Pajuçara, em Maceió. Com o tema "Gestão de Pessoas: Conquistas e Desafios", o encontro deste ano será aberto  com a palestra de Leila Navarro, que integra o ranking dos 20 maiores palestrantes do Brasil, segundo a Revista Veja.

Conferencista no Brasil e no Exterior, a carreira da palestrante é baseada na automotivação, no autoconhecimento e na confiança. Em suas palestras, aborda temas comportamentais, de liderança, gestão de pessoas, vendas e empreendedorismo. Leila Navarro também contabiliza 13 livros escritos, sua última obra é Talento a Prova de Crise, voltado para pessoas que precisam entender, enfrentar e vencer as crises.

Com o tema “Comprometimento: A essência da motivação”, o evento terá início na quinta-feira, 14 de outubro, às 17h com o credenciamento, e às 19h Leila Navarro mostrará como se tornar um profissional mais produtivo e preparado e, consequentemente, mais competente. "Para facilitar o deslocamento dos servidores até o hotel nesse primeiro dia, um ônibus sairá da Reitoria às 16h e retornará do hotel às 22h", explica a pró-reitora Silvia Cardeal.

Na sexta-feira, 15 de outubro, a programação começa às 8h30,com a palestra "Desenvolvimento de Pessoas", com o professor Marcos Wunderlich, do Instituto Holos de Qualidade/Santa Catarina. Às 9h30, o tema em debate será os 20 anos do Regime Júridico Único (RJU), com a secretária Adjunta de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento.

A partir das 14h entra em debate o tema "Ritos e Ritmos de Passagem: as gerações na Ufal", com os professores Jefferson de Souza Bernardes, Marta da Silveira Luedemarn, Radjalma Cavalcante e Robério Rogério dos Santos. Os servidores também terão oportunidade de apresentar seus trabalhos. Haverá também apresentação da banda Som do Beco, ginástica laboral e sorteio de brindes.

Integração e valorização profissional

O Encontro vem se caracterizando, ao longo do tempo, como elemento fundamental para a consolidação do Programa de Valorização e Humanização dos Servidores da Universidade, cujos principais objetivos são a educação continuada, a qualidade de vida e o desenvolvimento dos processos de gestão.

Vinculado à Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) e coordenado pela pró-reitora Silvia Cardeal, “a intenção do encontro é promover uma estratégia de socialização e troca de experiências entre os servidores, o que faz parte do programa de capacitação do servidor”, explica Silvia.

Relembrando as edições passadas

Com o tema “A Universidade na construção de um novo cenário: perspectivas e ações”, o III Encontro dos Servidores da Ufal  contemplou palestras, oficinas, mostras de arte, de cultura, de lazer e de saúde. Temas como liderança, gerenciamento de resíduos sólidos, gestão de competências, comunicação interna no serviço público, saúde no trabalho e qualidade de vida foram abordados e os servidores puderam ainda desfrutar de atividades destinadas ao entretenimento e à promoção da qualidade de vida, como massagem e limpeza de pele.

Cerca de 350 servidores da Ufal, entre ativos e aposentados, participaram do II encontro, realizado em outubro de 2008. Na abertura solene do Encontro, a reitora Ana Dayse Dorea parabenizou a equipe pela iniciativa. “Estes momentos de reflexão nos ajudam a melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à sociedade alagoana”, disse a reitora.

O encontro contou com palestra do psicólogo Rossandro Klinjey, mestre em Saúde Coletiva, sobre motivação no trabalho e sobre o preconceito que cerca a carreira do servidor público. “A sociedade ainda tem uma idéia distorcida de que o funcionário público não cumpre metas de produtividade e vive fazendo greve”, disse o psicólogo. “Mas essa é uma situação que está ultrapassada. O serviço público está se modernizando, com planejamento em gestão, e o servidor que entrou por mérito, disputando uma vaga em concurso, valoriza sua carreira e sua capacitação profissional”, ressaltou o psicólogo.

A primeira edição do Encontro dos Servidores da Ufal foi realizada em outubro de 2007, no Maceió Mar Hotel. O evento já começou com uma participação expressiva e foi considerado como uma ótima oportunidade para que os servidores das diversas unidades pudessem compartilhar experiências entre si. Veja programação do encontro em anexo.