Ufal Solidária e em Defesa da Vida: a mobilização continua

01/07/2010 14h25 - Atualizado em 02/05/2024 às 16h01
Doações saem da Ufal direto para o Corpo de Bombeiros

Com informações do portal TudonaHora

A Ufal e o Sistema Fecomércio/ Sesc/ Senac continuam em Campanha Solidária para arrecadar agasalhos, colchonetes, produtos de limpeza, higiene pessoal, comida e água potável. Os donativos podem ser entregues na Assessoria de Comunicação, Proest, Edufal, Espaço Cultural, prédio de Educação Física do Campus Maceió e Hospital Universitário.

Alunos e docentes estão muito engajados, mas ainda há a necessidade de mais voluntários. Os alunos, técnicos e docentes que quiserem dar assistência às famílias desabrigadas devem preencher uma ficha de inscrição na Pró-reitoria Estudantil (Proest).

As ações que serão executadas nos municípios estão sendo planejadas pela Proest e Diretório Acadêmico dos Estudantes (DCE) e conta com o apoio logístico da Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros. Segundo o DCE, uma das principais necessidades dos municípios é a mão de obra para distribuir os alimentos recebidos.

Segundo a professora Ruth Vasconcellos, os voluntários receberão todo apoio e segurança dos órgãos responsáveis pelas ações. Além disso, a Proest solicita que os estudantes que foram afetados pelas chuvas procurem a Pró-reitoria para identificação e posterior ajuda.

A Assessoria de Comunicação concentrou a maior parte das doações que já foram enviadas para o Corpo de Bombeiros e direto para as cidades de São José da Lage, Rio Largo (Utinga Leão) e União dos Palmares.

“Se todos colaborarem, poderemos recolher vários itens importantes para essas pessoas que perderam tudo. Este é o momento de reforçarmos o compromisso da Ufal com o povo deste Estado”, conclamou a reitora Ana Dayse Dorea, que, em um acordo com o Governo do Estado, também cedeu a frota de caminhões da Universidade para ajudar na distribuição de donativos.

No Sistema Fecomércio a Campanha também é coordenada pela Assessoria de Comunicação e tem postos de coleta no Sesc - Centro, Poço e Arapiraca - 0800 284 07 08; Senac - Poço, Unidade Centenário e Arapiraca - 0800 082 2005; Fecomércio - Farol - 3336-4463. Caso a contribuição de alimentos, roupas ou medicamento seja significativa, o Senac vai buscar a doação em casa."Nosso presidente e todos os diretores estão engajados em todo esse trabalho de solidariedade", disse Fabiana Silva, assessora de comunicação da Fecomércio.

Confirmados dois casos de leptospirose em Alagoas

Alagoas já começa a registrar os primeiros diagnósticos de leptospirose e diarreias por causa das enchentes dos últimos dias - doenças comuns em locais atingidos por inundações, onde não há água limpa.

Nesta quarta-feira, 30, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) confirmou os dois primeiros casos de leptospirose. Foram analisadas amostras de oito pessoas, das 15 suspeitas de terem contraído a doença, entre os dias 23 e 29.

“Até agora foram notificados 129 casos de diarreias; 50 de picadas de animais peçonhentos, como cobras e escorpião, e 58 problemas respiratórios, este último tem maioria de ocorrências em Quebrangulo”, informou Sandra Canuto, superintendência de Vigilância em Saúde da Sesau.

Ela acrescentou que a Sesau está com toda sua equipe fazendo o monitoramento diário, e indo às áreas atingidas, com o objetivo de orientar as vítimas afetadas pelas enchentes, em especial na prevenção das doenças de veiculação hídrica.

O Ministério da Saúde enviou ao estado lotes de vacinas e soro antitetânico para tratar e prevenir doenças como hepatite A, rotavírus, tétano e cólera. Na semana passada, o ministério já havia encaminhado 5 toneladas de remédios, vacinas, soros e dez ambulâncias para atendimento de urgência.

Situação de emergência

A Sesau considera "situação de emergência na saúde pública" por conta de possíveis surtos e casos de doenças em decorrência das enchentes que atingiram 28 municípios do Estado.

Sandra Canuto explicou que a maior preocupação hoje é com os casos de leptospirose e temor pelo retorno do cólera. “A leptospirose pode ter letalidade de até 40%", informou.