Renato Ortiz ministra palestra sobre Modernidade e Democracia

26/07/2010 09h24 - Atualizado em 13/08/2014 às 02h01

Julianne Leão – estudante de Jornalismo

O Instituto de Ciências Sociais, por meio do Programa de Pós-graduação em Sociologia, convoca estudantes e professores para assistirem à palestra “Mundialização, Modernidade e Democracia”, que será proferida pelo professor Renato Ortiz, doutor em Sociologia, que faz parte do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. A palestra se realizará no dia 6 de agosto, às 15h, no auditório do Csau.

Sociólogo internacionalmente respeitado, Renato Ortiz é considerado como exemplo de independência e coragem intelectual a ser seguido pelos novos ingressantes nas Ciências Sociais. “Enquanto normalmente se espera que brasileiros levem à discussão dados empíricos sobre a realidade nacional ou simplesmente apliquem nela modelos já prontos, ele discute do plano teórico, e com propriedade, a mundialização, após ter investigado o uso dos conceitos modernidade e pós-modernidade e suas implicações para a compreensão da sociedade contemporânea”, dizem os organizadores da atividade.

O professor Renato Ortiz tem dedicado todos os seus livros ao problema da cultura em âmbito nacional ou mundial a partir das Ciências Sociais e contribui para a reflexão sobre o uso e a pertinência dos conceitos modernidade, pós-modernidade e mundialização. São obras dele: A consciência fragmentada (Paz e Terra, 1980), A morte branca do feiticeiro negro (Brasiliense, 1988), A moderna tradição brasileira (Brasiliense, 1988), Cultura e modernidade (Brasiliense, 1991), Mundialização e cultura (Brasiliense, 1994), Românticos e folcloristas (Olho D’Água, 1994), Um outro território (Olho D’Água, 1997), O próximo e o distante (Brasiliense, 2000), Mundialização, saberes e crenças (Brasiliense, 2006), entre outras.

Mais informações através do telefone (82) 3322-2227, do e-mail pos.sociologiaufal@gmail.com ou do site