Projeto “Linda de Debates” discute as ameaças ao Código Florestal nesta quarta-feira


27/07/2010 13h13 - Atualizado em 13/08/2014 às 02h02
Convite do Projeto "Linda de Debates"

Convite do Projeto "Linda de Debates"

O projeto “Linda de Debates”, promovido pelo Instituto Zumbi dos Palmares (IZP) e pelo Laboratório da Cidade do Contemporâneo (LACC), do Instituto de Ciências da Ufal, em parceria com a TV Assembleia, discutirá questões ambientais nesta quarta-feira, 28, às 20h.

Com o tema “Ameças ao Código Florestal e suas implicações na Mata Atlântica”, o Projeto traz dois debatedores. Um dos convidados, Dorinha Melo, é graduada em arquitetura com mestrado em urbanismo pela UFPE, e atualmente trabalha com ecologia e na luta de proteção da Mata Atlântica e do desenvolvimento sustentável. É Diretora Executiva da Associação para a Proteção da Mata Atlântica do Nordeste (Amane).

Mário Mantovani, Diretor de Mobilização da organização não-governamental SOS Mata Atlântica, também é convidado do evento. A Fundação luta para defender os remanescentes da Mata Atlântica, valorizar a identidade física e cultural das comunidades humanas que nela habitam e conservar os ricos patrimônios natural, histórico e cultural dessas regiões, buscando o seu desenvolvimento sustentado.

Com entrada franca, o evento visa discutir a pressão por parte do setor agropecuário pela modificação do Código Florestal, visto que há a ameaça de que possa ser aprovado um projeto que retroceda os padrões de proteção às florestas brasileiras, dando fim às Áreas de Preservação Permanente e de Reserva Legal. Os convidados também debaterão propostas para aprimorar a legislação levando em consideração o bem estar dos brasileiros e conservação da Mata Atlântica.

A proposta do debate, que será gravado pela TV Educativa e exibido posteriormente, assim como em edições passadas do projeto “Linda de Debates”, é oferecer ao telespectador um olhar crítico sobre questões urbanas e contemporâneas, por meio da democratização de pontos de vistas de especialistas sobre temas atuais relacionados a Urbanismo, Meio-Ambiente e Patrimônio Cultural (Material e Imaterial).