Professores de História participaram de eventos na Europa

28/07/2010 10h00 - Atualizado em 13/08/2014 às 02h02
Professora Ana Claudia (ao centro) em evento na França

Roberta Batista – estudante de Jornalismo

Divulgar o curso de História e valorizar a regulamentação da profissão é uma das metas na mudança de perfil do curso. Seguindo este caminho, dois professores, Ana Claudia Aymoré e Felipe Pereira Caetano, aproveitaram o período de férias para levar o nome da Universidade Federal de Alagoas para o continente europeu, ministrando palestras em eventos internacionais.

A coordenadora do curso, que compõe o Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca), Ana Aymoré, participou do VI Congresso Internacional do Ceisal (Consejo Europeo de Investigaciones Sociales sobre América Latina) 2010, na Université de Toulouse “Le Mirail” na França, de 30 de junho a 3 de julho.

A pesquisadora apresentou o artigo Não corte os meus cabelos: corpos deslocados no romance Ana em Veneza, de João Silvério Trevisan no simpósio Corpo, literatura e cultura: espaços latino-americanos de escravidão. O trabalho rendeu publicação nos anais do congresso, e também será publicado em livro.

Já Filipe Caetano, vice-coordenador do curso, ministrou a palestra "Rebeldes, Vitimados e Identidades: a construção de imagens do homem colonial na América Portuguesa (Séculos XVII-XVIII)” na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, de 12 a 14 de julho. A palestra integrou a programação do evento Debates Imagética – A Imagética de uma Nova Humanidade / Imagens Identitárias: Fronteiras e Utopias.

Um dos assuntos trabalhados pelo professor foi a contestação contra João Vilela do Amaral, segundo ouvidor geral da Comarca das Alagoas, em 1717.  A apresentação também suscitará publicação dos textos.