Proest realiza atividades de valorização à produção estudantil

A Pró-Reitoria Estudantil (Proest) promove uma série de atividades para proporcionar uma melhor integração entre os alunos e para valorizar sua produção acadêmica, artística e cultural. na programação estão: inauguração da Tenda Estudantil, concurso de Artigos e concurso de Fotografia

23/07/2010 16h15 - Atualizado em 13/08/2014 às 02h01
programação na Tenda de 16 a 31 de agosto

Julianne Leão – estudante de Jornalismo

Inauguração da Tenda da Cultura Estudantil

Será inaugurada a Tenda da Cultura Estudantil (situada ao lado da Biblioteca Central, no Campus Maceió), com uma série de apresentações culturais: shows de bandas (rock, reggae, hip hop, chourinho, MPB etc), espetáculos e oficinas de teatro, apresentações e oficinas de dança, palestras e exibição de filmes. A programação acontecerá no período de 16 a 31 de agosto.

1º Concurso de Artigos

O Edital nº 09/2010 estabelece o 1º Concurso de Artigos Científicos do Programa de Incentivo à Publicação Estudantil (Pipe). O concurso está vinculado ao Programa permanente “Ufal em Defesa da Vida” e tem por objetivo incentivar os estudantes de graduação a expressar, através de artigos científicos, suas percepções em relação aos atos de corrupção ocorridos nos processos eleitorais, como também, incentivá-los a pensar em soluções para os problemas provenientes da vida em sociedade.

As inscrições para o concurso serão feitas gratuitamente na secretaria da Proest, de segunda à sexta, no horário das 8h às 20h, no período de 2 de agosto a 10 de setembro. Os interessados deverão preencher e entregar à secretaria da Proest a ficha de inscrição, também disponível na Pró-reitoria.

O artigo deverá versar sobre assuntos correlatos ao tema “Corrupção Eleitoral e Violência” e a seleção é aberta à participação de qualquer estudante regularmente matriculado nos cursos de graduação da Ufal.  Como premiação, os dez trabalhos selecionados serão publicados em formato de revista.

A lista dos trabalhos selecionados será divulgada no dia 30 de setembro próximo, no 8º ato do  Programa Ufal em Defesa da Vida e também será disponibilizada no portal da Ufal e na secretaria da Proest.

1º Concurso de Fotografia

A Proest também está promovendo o 1º Concurso de Fotografia (Confotufal). Vinculado ao Programa permanente Ufal em Defesa da Vida, o concurso tem por objetivo incentivar os estudantes de graduação a expressar, através de fotografias, ações humanas que demonstrem práticas propositivas de pacificação social; valorização e defesa da vida; respeito aos direitos humanos, sociais, políticos e culturais; gestos de solidariedade, colaboração e cooperação social; atitudes de respeito e responsabilidade para com o outro.

Com o tema “Atitudes Sociais em Defesa da Vida e Promoção da Paz”, o concurso incentiva os estudantes a trabalharem, de forma crítica e reflexiva, a imagem fotográfica como instrumento educacional, construtivo e propositivo de ações políticas e sociais pautadas em valores humanitários.

As inscrições serão feitas gratuitamente na Proest, de segunda à sexta, das 8h às 20h, até o dia 15 de setembro. Os estudantes que tiverem interesse em participar do concurso deverão entregar a ficha de inscrição devidamente preenchida à Coordenação de Política Estudantil ou à Coordenação de Ações Acadêmicas da Proest. Cada participante poderá inscrever até três fotografias.

A Comissão de Jurados selecionará as doze melhores fotografias; sendo que apenas as três melhores serão identificadas como primeiro, segundo e terceiro lugar. Serão avaliados os seguintes critérios para seleção das fotografias: criatividade, inediticidade, originalidade, propriedade e qualidade dentro da temática proposta no Edital.

Os autores das três fotografias vencedoras receberão uma ajuda de custo no valor de R$ 300,00, durante três meses, com a finalidade de realizar exposições itinerantes com as fotografias inscritas no Concurso. Todos os participantes inscritos no 1º Confotufal receberão Certificado de Participação. Os trabalhos premiados serão exibidos no portal da Universidade. Os critérios de participação e demais informações podem ser lidas no Edital nº 08/2010 e na retificação.