Marques de Melo visita Edufal e fala sobre projetos em Alagoas


06/07/2010 14h32 - Atualizado em 02/05/2024 às 16h01
Sheila Maluf recebe recebe Marques de Melo e Rossana Gaia na Edufal

Sheila Maluf recebe recebe Marques de Melo e Rossana Gaia na Edufal

Jhonathan Pino - jornalista

Esteve presente na Edufal nesta segunda-feira, 6, o professor de comunicação da Universidade Metodista de São Paulo e diretor da Cátedra Unesco de Jornalismo, José Marques de Melo. O autor esteve na universidade para o agendamento de seu próximo livro pela editora universitária: “Sertão Glocal”.  O livro é uma reunião de 20 escritores que falam sobre os aspectos históricos e personagens da região sertaneja de Alagoas, e será lançado na inauguração do prédio do Campus do Sertão.

Alagoano de Santana do Ipanema e um dos maiores pesquisadores da comunicação da América latina, José Marques de Melo está de volta a Maceió para participar do Seminário Alagoano de Economia Política da Comunicação, que ocorre essa semana, de 6 e 9, no Teatro Linda Mascarenhas a partir das 19h. No primeiro dia do evento, o autor falou sobre aportes marxistas aos estudos sobre a economia política da comunicação.

Denominada “Economia Política da Comunicação no Brasil: pioneiros e baluartes”, a palestra abordou o trabalho de autores como Arnóbio Graça e Costa Rego, ex-governador de Alagoas e responsável pelo financiamento da Imprensa alagoana. Mas o autor revelou que não veio apenas para o seminário: “eu vim para um evento ainda mais importante em Santana do Ipanema: o aniversário de 100 anos da minha mãe, Iveta Marques de Melo”, brincou o pesquisador.

Por toda sua história acadêmica, José Marques de Melo foi escolhido patrono da IV Bienal Internacional do Livro de Alagoas, realizada em outubro de 2009. Naquela ocasião, o autor foi convidado pela reitora Ana Dayse Dorea, outra sertaneja, para elaborar uma obra que retratasse o sertão alagoano. Segundo o autor, ele não seria capaz de fazer um trabalho tão vasto sozinho, foi por isso que convidou outros pesquisadores alagoanos para fazer parte do livro, que conta com a presença de nomes, como Aguinaldo Nepomuceno Marques, Luitigard Cavalcante, Rossana Gaia, Magnólia Rejane e Edilma Bomfim.

Leia também: Seminário apresenta estudos sobre a imprensa alagoana.