LCCV vai formar profissionais para o setor de Petróleo, Gás e Energia

Divulgado edital para seleção de bolsistas do Programa de Recursos Humanos do Ctec. O programa é voltado para a formação de profissionais para atuação no setor de Petróleo, Gás e Energia, nomeado PRH-40/CTEC/UFAL. Inscrições se estendem até 9 de agosto.

26/07/2010 10h53 - Atualizado em 13/08/2014 às 02h01

Rayssa Lira - jornalista

O programa é uma formação complementar para os alunos de Engenharia Civil (graduação e mestrado) e Engenharia Química (graduação) da Ufal. Ao todo serão oferecidas 10 bolsas para a graduação e 6 para o mestrado. O PRH-ANP é um programa que visa incentivar a formação de mão-de-obra especializada para atender as demandas do setor de Petróleo, Gás e Biocombustíveis.

Para isso, o projeto, através de parcerias com instituições de ensino superior, divulgadas através de editais, prevê a inclusão de cursos de especialização, a fim de capacitar estudantes de graduação, mestrado e doutorado nas áreas supracitadas. O programa já concedeu mais de 4 mil bolsas de 2000 à 2009, em 23 instituições de ensino superior do país. A aprovação do PRH40/CETEC/UFAL foi divulgada em maio, figurando entre outros 9 novos programas de diversas Universidades brasileiras que também foram aprovados.

O referido programa, que é coordenado pelo Professor Dr. Eduardo Setton – Coordenador Geral do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV) - proporciona a criação de um curso de especialização em petróleo e gás para os cursos de Engenharia Civil e Engenharia Química da Ufal, com ênfase em sistemas petrolíferos do pré-sal.

As inscrições para seleção de bolsistas do PRH-40 se estendem até o dia 09 de agosto, na secretaria do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV-UFAL), das 9h às 12h e das 14h às 17h. Para se inscrever o aluno interessado deve ter em mãos os seguintes documentos:

Ficha de Inscrição devidamente preenchida;

Curriculum Vitae na Plataforma Lattes contendo endereços postal e eletrônico;

Cópia do Histórico Escolar até 2010/1;

Para os alunos de mestrado Cópia do Histórico Escolar na graduação;

Comprovante de matrícula;

Cópia do RG e CIC;

Comprovante de residência.

A seleção será feita pela comissão gestora do programa no período de 10 a 16 de agosto. O período de vigência da bolsa é de 12 meses, podendo ser renovada uma única vez por igual período.

O resultado da seleção será divulgado em 16 de agosto através do site do programa, onde consta o edital de seleção, bem como informações adicionais.