LCCV promove curso sobre Micromecânica de Sólidos

29/07/2010 11h21 - Atualizado em 13/08/2014 às 02h02
Marek-Jerzy Pindera e Severino Marques, 4 anos de intercâmbio técnico-científico

A convite do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV-UFAL) e com apoio da Universidade Federal de Alagoas, o professor de Mecânica dos Sólidos e Estruturas do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade da Virgínia (EUA), Marek-Jerzy Pindera, ministra até 18 de agosto, curso sobre Micromecânica de Sólidos. O evento ocorre sempre as segundas e quartas-feiras, das 9h às 12h, no LCCV.

O curso – que irá abordar a temática de modelos micromecânicos para caracterização do comportamento de materiais com microestrutura heterogênea – é aberto a todos os alunos da Ufal que se interessem, tendo apenas como pré-requisito ter cursado a disciplina de Mecânica do Contínuo.

O evento será dividido em dois módulos, sendo o primeiro ministrado pelo professor Marek-Jerzy Pindera e o segundo pelo professor do LCCV, Severino Marques. Pindera e Marques atuam em desenvolvimento de atividades de intercâmbio desde 2006, fato que tornou propícia a concepção do curso sobre Micromecânica de Sólidos para a comunidade acadêmica da Ufal.

Para Marques, além dos estudantes terem uma grande oportunidade para o aperfeiçoamento da língua inglesa, o curso acrescenta pela abordagem de um tema de importância crucial para a descrição do comportamento de materiais heterogêneos.

As aulas tiveram início na última segunda-feira (26), no Espaço Galileu do LCCV, onde o professor convidado fez uma breve apresentação de seu currículo, agradeceu a presença de todos e proferiu a primeira aula do módulo.

“Acredito que esta visita é uma grande oportunidade para o fortalecimento da cooperação técnico-científica entre a Ufal e a Universidade da Virgínia. O curso mostra uma nova geração de materiais que possuem inúmeras aplicações nas mais variadas áreas, além de permitir a troca de informações sobre recentes desenvolvimentos. O intercâmbio é muito importante nessa interação, pois ele traz velocidade na informação, na troca de ideias.”, acrescenta Pindera.