HU contribui para difundir importância do aleitamento materno


28/07/2010 09h01 - Atualizado em 13/08/2014 às 02h02

Amamentar é a melhor maneira de proporcionar o alimento ideal para o crescimento saudável e o desenvolvimento dos recém-nascidos, além de trazer importantes e benéficas implicações para a saúde materna, segundo prega a Organização Mundial da Saúde. O ideal é que os bebês sejam alimentados exclusivamente com leite materno (sem água, chás ou sucos) até os seis meses de idade, pois a amamentação exclusiva reduz a mortalidade por enfermidades comuns da infância, como diarréia e pneumonia, e também por doenças crônicas e infecciosas.

Infelizmente, apesar das vantagens da amamentação muitas mães só alimentam seus bebês ao peito por algumas semanas, introduzindo uma alimentação complementar ou líquidos muito cedo. Os motivos alegados para interrupção da amamentação exclusiva são muitos, como acreditar que o leite é fraco, mas a falta de informação sobre a importância dessa prática é o mais freqüente.

 Para estimular essa prática saudável e necessária, instituições se mobilizam em todo o planeta para promover e divulgar a amamentação e sensibilizar sobre a importância da promoção, proteção e apoio ao aleitamento natural na Semana Mundial do Aleitamento Materno, que ocorre na primeira semana do mês de agosto. No Brasil, essa programação é coordenada pelo Ministério da Saúde desde 1999 e implementada anualmente como uma campanha em todo o país. A campanha ajuda as mulheres a amamentar, desfazendo mitos, prevenindo ou tratando as complicações que podem prejudicar o aleitamento natural e, sobretudo, contribuindo para aumentar a autoconfiança das mães, uma condição básica para o sucesso da amamentação. Participe da programação no HU.

Programação

Dia 1/8 – Domingo

9h às 11: 45 h – Abertura da Campanha – Local: Espaço de Lazer da Praia da Pajuçara. Realização de Atividades Educativas (Parceria UFAL, SESAU, UNCISAL)

  Dia 4/8– Quarta – Feira.    Palestras no Auditório do HUPAA / UFAL

8: 30 h.– Solenidade de Abertura

8: 45 h – Vídeo da NBCAL – Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de 1° Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras.  

9: 40h – Os 10 Passos para Iniciativa Hospital amigo da Criança. 

Palestrante: Rosângela Simões Gonçalves – Nutricionista / Coord. do BLH – HUPAA / UFAL, Coord. dos BLHs do Estado de Alagoas – SESAU.

 Yana Aline de Morais Melo - Nutricionista / Técnica da Saúde da Criança – SESAU.

10: 00 h - A Importância da Amamentação - Palestrante: Enf° Márcia - HUPAA / UFAL

10: 20 h - Coffee Break / 10: 40h – Atividades Desenvolvidas no Banco de Leite Humano.  Palestrante: Enf° Maria Luiza – Enf°. Responsável pelo BLH – HUPAA / UFAL.

11 h - Rede Amamenta Brasil 

Palestrante: Maria do Socorro Marques Luz – Assistente Social – Coord. da Saúde da Criança – Sesau.                   

Veja também: Último dia de inscrição para a gincana da amamentação